Bertioga amplia rede de saúde e se prepara para oferecer leitos de UTI à região, diz secretária

Por Santa Portal em 15/07/2025 às 16:00

Sarah Lima/Santa Portal
Sarah Lima/Santa Portal

Bertioga vai inaugurar seus primeiros leitos públicos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e ampliar o atendimento cirúrgico até setembro deste ano. A informação foi divulgada pela secretária de Saúde, Fabiana Paviani, à Santa Cecília TV, na manhã desta terça-feira (15). Segundo ela, os novos serviços beneficiarão não apenas os moradores do município, mas também pacientes de toda a Baixada Santista.

“São degraus que vamos subindo até atingir o nosso objetivo maior, que é uma saúde mais plena, mais acessível, e para toda a população”, afirmou a secretária. Ela destacou que os avanços estão são resultados de dois convênios assinados com o Governo do Estado de São Paulo. O primeiro viabilizou a compra de equipamentos para a UTI e o segundo, que está em fase final de formalização, garante o custeio dos serviços.

Conforme explicado pela secretária, os leitos serão incorporados à plataforma da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) e poderão atender demandas vindas de outros municípios. “Santos, Guarujá, Praia Grande, todos os nove municípios da Baixada serão contemplados com esses leitos de UTI”, afirmou Paviani.

Segundo ela, com os novos investimentos, o hospital municipal passará a funcionar com 93 leitos de enfermaria, 10 de UTI e quatro salas cirúrgicas, permitindo também a realização de cirurgias eletivas, como ortopédicas e gerais. Atualmente, o Hospital Municipal de Bertioga opera com 49 leitos de baixa complexidade. “Não vai ser um equipamento somente para a população de Bertioga”, ressaltou. “Mas o munícipe vai ter um favorecimento por ter o atendimento na cidade”.

Desde janeiro, a cidade tem intensificado os investimentos em saúde, com a entrega de novas unidades e equipamentos. Entre as ações citadas por Paviani estão a instalação de tomógrafos, a criação do serviço de assistência domiciliar (EMAD) e a implementação de exames que antes dependiam de regulação estadual, como o teste ergométrico.

“A saúde é um setor que realmente exige de todos o tempo inteiro. Então, os maiores desafios são os investimentos e as conquistas para melhorar a saúde da população”, disse a titular da saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.