Baixada Santista registra 50 encalhes de pinguins-de-magalhães em menos de duas semanas
Por Santa Portal em 07/07/2025 às 11:00
A Baixada Santista registrou, desde 28 de junho, 50 ocorrências envolvendo encalhes de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) nas praias de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga. A informação é do Instituto Gremar.
De acordo com a organização, dos 50 animais encontrados, sete foram resgatados com vida e encaminhados ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá.
Os outros 43 pinguins encalharam já em óbito (19 em Bertioga, 17 no Guarujá, cinco em Santos e dois em São Vicente) e foram submetidos a exames de necropsia para obtenção de mais detalhes dos fatores que podem ter ocasionado suas mortes.
Segundo o Gremar, o período entre os meses de maio e agosto corresponde à época de migração da espécie da Patagônia Argentina, onde ficam suas colônias reprodutivas, para a costa brasileira, em busca de alimento. Neste trajeto, muitos acabam sofrendo por fadiga, desnutrição, desidratação ou mesmo por impactos da ação humana, como interação com petrechos de pesca ou colisão com embarcações. Tais fatores resultam em situações de encalhe.
O Instituto Gremar alerta que, ao avistar um pinguim em situação de encalhe ou mesmo nas proximidades da costa, o recomendável é não se aproximar, não tocar o animal e nem tentar alimentá-lo ou devolvê-lo ao mar. O ideal é fazer contato imediatamente com as entidades ambientais responsáveis pelo monitoramento, pelo número 0800-642-3341.