22/07/2021

Cidades da Baixada Santista definem volta às aulas presenciais; confira

Por Santa Portal em 22/07/2021 às 11:44

Diego Marchi/Divulgação Prefeitura de Guarujá
Diego Marchi/Divulgação Prefeitura de Guarujá

As Prefeituras das cidades da Baixada Santista estão começando a definir as questões envolvendo a volta às aulas presenciais na região. Em notas enviadas ao Santa Portal, as administrações se posicionaram em relação a educação em cada município.

Confira os posicionamentos:

Santos

A Secretaria de Educação de Santos (Seduc) informa que, após recesso iniciado em 1° de julho, conforme calendário das escolas municipais de 2021, os alunos retornarão às unidades escolares nesta quinta-feira (22).

O recesso dos professores terminou na última sexta-feira (16). A partir de segunda-feira (19), e até esta quarta-feira (21), eles participaram da 32ª Semana da Educação Professor Paulo Freire, juntamente os demais profissionais que atuam nas escolas municipais.

Até o final deste mês de julho, as escolas municipais continuarão funcionando em formato híbrido (aulas presenciais e remotas), com atendimento presencial de 35% do alunado por dia, respeitando todos os protocolos de segurança exigidos, como a aferição de temperatura na entrada, utilização de álcool em gel 70%, uso obrigatório de máscaras e distanciamento, entre outros.

As turmas de Educação de Jovens e Adultos já estavam sendo atendidas 100% presencialmente, devido ao número reduzido de alunos.

A pasta esclarece que, a partir de 2 de agosto, em razão do novo decreto estadual, que permite a expansão da porcentagem e do período de atendimento, as escolas municipais irão atender 100% do alunado em horário normal e em todos os dias da semana, seguindo os protocolos exigidos e o distanciamento, que mudará para um metro entre as mesas e cadeiras nas salas de aula e não mais 1,5 m, como era anteriormente.

Importante ressaltar que haverá uma semana de período de adaptação para berçários e maternais. O Escola Total – projeto Jornada Ampliada funcionará de forma escalonada nas escolas que realizam a ação nos núcleos do programa, a fim de garantir a segurança dos alunos (organização será divulgada em breve). Nas demais unidades com jornada ampliada o atendimento seguirá normalmente.

Vale destacar que, neste momento, pais e responsáveis ainda podem optar pelo ensino remoto. Importante destacar que as decisões são permanentemente avaliadas, com o apoio da Secretaria de Saúde.

Importante explicar também que o retorno gradual das aulas presenciais no município foi iniciado em 8 de fevereiro, organizado com cautela e responsabilidade, com aprovação da Secretaria de Saúde.

Após essa retomada, por conta do aumento de casos de covid -19 no Estado e a implantação da fase emergencial do Plano São Paulo, do Governo do Estado, as aulas foram realizadas no modelo remoto de 15 de março a 30 de abril, retornando ao modelo híbrido, de maneira gradual, no dia 3 de maio, sempre seguindo os protocolos necessários. As unidades receberam itens de proteção individual e materiais de higienização.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informou que desde 7 de junho as escolas realizam atendimento presencial para até cinco estudantes por turma (priorizando os que estão em situação mais vulnerável), com professores pertencentes ao grupo de vacinação contra a covid-19 e seguindo todos os protocolos sanitários.

A Administração Municipal também informou que uma comissão de professores, pais e profissionais de educação irão se reunir para dialogar sobre o assunto. A volta presencial às aulas constará em decreto. Vale lembrar que, ao todo, a Cidade possui mais de 38 mil alunos em 118 redes municipais.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), que as aulas na rede municipal de ensino ocorrem de forma remota. Técnicos da pasta municipal realizam estudo para definir as diretrizes de retomada das aulas presenciais, desta forma, por enquanto, ainda não há previsão de como será feito o retorno.

Cubatão

A Prefeitura está estudando a volta às aulas presenciais para o início do próximo mês, o que dependerá das condições sanitárias.

Mongaguá

Mongaguá contará com uma audiência, no dia 26, a fim de determinar como será o retorno das aulas.

Itanhaém

Em agosto, após recesso escolar dos professores e alunos, a volta às aulas ocorrerá com até 50% da capacidade de cada sala de aula diariamente, mediante demarcações já definidas em virtude do distanciamento que deve ser utilizado (protocolos sanitários) e rodízios de turmas.

O esquema das aulas para alunos foi planejado de acordo com o Parecer CNE Nº 11, de 07 de julho de 2020, a saber:

Modelo I- Modelo Intermitente- alunos do Pré II até o Ensino Fundamental-1º ao 5º anos (Anos Iniciais) ocorrerá por meio de rodízios de alunos: turma 1: 2ª e4ª feiras , turma 2: 3ª e 5ª feiras, com horário reduzido para o atendimento aos alunos que estarão em ensino remoto, por opção dos pais.

Modelo II- Modelo Alternado: para os alunos do ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º anos): as turmas de até 50% de alunos frequentarão as aulas durante toda a semana, para poderem participar de todas as disciplinas do Currículo com continuidade e a semana posterior ocorrerá remotamente. Depois alterna-se a turma.

A previsão de atendimento é de até 14.819 alunos (pré II até o 9º ano, incluindo a EJA-(Educação de Jovens e Adultos),salvo para os familiares que optarem pelo não retorno dos seus filhos às aulas presenciais. Há, no total, 18.472 alunos matriculados na rede pública municipal

Há no município 41 escolas, compreendendo desde a educação Infantil (modalidade Pré-escola) até o ensino fundamental (anos iniciais e finais) e o retorno presencial acontecerá aos alunos do pré II ao ensino fundamental. Para os demais alunos as aulas continuarão remotas e com atendimentos e plantões de dúvidas aos pais.

O reforço, inicialmente, ocorrerá às 6ª feiras sobre os conteúdos e atividades desenvolvidas na semana, por agrupamentos planejados pelos professores e equipe gestora das Unidades Escolares ou por agendamentos pelos pais quanto à realização das atividades remotas.

Bertioga

A Secretaria de Educação de Bertioga informa que a volta às aulas no Município acontecerá na próxima segunda-feira (26), de forma híbrida. A pasta analisa a redução do espaço dentro das salas de aula, de 1,5m para 1m, da mesma forma que o Governo do Estado fez.

A medida vai aumentar a capacidade de alunos nas salas, de 35% para 70%, para Educação Infantil Pré e Ensino Fundamental. Já para as creches, está previsto o retorno a partir de agosto com 50% dos alunos pela manhã e 50% à tarde.

O Município seguirá oferecendo aulas online aos alunos que não podem comparecer às escolas. Após as aulas presenciais, seja no período da manhã ou tarde, os professores farão interação via internet com os estudantes que estão em casa, durante uma hora e meia.

De acordo com a Secretaria, a proposta futura é que um número maior de alunos compareça às escolas. Ressalta, também, que cerca de três unidades de ensino contarão apenas com aulas presenciais, devido ao número de alunos, não havendo necessidade do trabalho remoto.

Segundo a pasta, todos os professores já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e aproximadamente 45% dos profissionais já foram imunizados com as duas doses da vacina.

Guarujá

Com todos os protocolos de biossegurança no combate à Covid-19, a Prefeitura de Guarujá retomou nesta segunda-feira (12) as aulas presenciais na rede municipal de ensino. Para dar as boas-vindas aos estudantes, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou um ato simbólico na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia, no Jardim Tejereba.

A volta ao ensino presencial vale para todos os níveis de ensino municipais: Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims); Núcleo de Educação Infantil Conveniados (Neics); Educação Infantil (Emeis); Ensino Fundamental I e II; Educação para Jovens e Adultos (EJA I e II) Ensino Profissionalizante e os Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs).

A volta às aulas só foi marcado depois que 2.454 profissionais da rede municipal de Educação foram vacinados contra a covid-19 e também com a adoção de rígidos protocolos sanitários.

A cerimônia foi iniciada com a execução dos hinos nacional e de Guarujá, além da Canção da Cidade, em cumprimento ao decreto 12.940 de 4 de janeiro de 2019, que também estabelece o hasteamento das bandeiras do País, Estado e do Município.

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino iniciou-se de forma gradativa, em esquema de revezamento, dividindo as classes em turmas simbolizadas por cores, obedecendo até 35% da capacidade de alunos por turma. Atualmente, Guarujá conta com mais de 34 mil alunos matriculados na rede municipal.

O Santa Portal entrou em contato com a prefeitura de Peruíbe, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.