VÍDEO: Invasão de baratas preocupa moradores de Tupiry, em Praia Grande
Por #Santaportal em 15/02/2021 às 08:18
PRAIA GRANDE Os moradores do bairro Tupiry, em Praia Grande, estão enfrentando um sério problema de infestação de baratas. Uma caixa de esgoto entupida, localizada na Rua Geraldo Bueno, estaria causando o transtorno.
A caixa em questão fica na calçada da casa de Raquel Ferreira, o que a torna uma das principais afetadas. De acordo com ela, incômodo com o esgoto começou em 2019 e desde então, são adotadas medidas temporárias, mas nenhum permanente. A gente sofre muito. Tem vazamento em vários pontos do bairro. A caixa está com frestas, então todo o dia tem barata e rato passando pela minha casa. Isso é falta de manutenção, disse.
O #Santaportal teve acesso a três protocolos de solicitação de atendimento. O pedido mais antigo tem a data de 06/08/20. Conforme a moradora de Praia Grande, muitas outras reclamações foram registradas, mas continuam sofrendo com infestações e mau cheiro. Trabalhadores vêm com um caminhão para sugar a água, mas alguns dias depois, enche de novo. Uma vez, a tampa que quebrou e só colocaram outra, sem fazer qualquer limpeza ou retirar a que estava quebrada.
A reclamação de Raquel não é isolada. O produtor de conteúdo da página PGInfoMídia , Luiz Carlos Santos, esteve no local e gravou moradores contando sobre o entupimento na rede de esgoto. Soledade, uma vizinha, disse que a resposta tanto da prefeitura, quanto da Sabesp é que em até 48 horas, a situação seria resolvida. Já tem meses. Pela falta de apoio, nós nos juntamos para tentar limpar.
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande Informou que enviará uma equipe ao local para averiguar a situação e tomar as providências necessárias.
Segundo a Sabesp, a situação já foi normalizada. “A empresa lamenta pelos transtornos e esclarece que equipes já vinham providenciando as manutenções necessárias para regularizar o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário que atende a região”.
Além disso, a empresa informa que realiza rotineiramente manutenções preventivas nos equipamentos e limpeza do sistema, mas “essa infraestrutura pode ser prejudicada pela infiltração de água de chuva durante alagamentos, queda no fornecimento de energia e mau uso das redes coletoras com o descarte de materiais que entopem as tubulações e danificam equipamentos dimensionados para coletar apenas os esgotos domésticos”.
Em caso de novos problemas, a Sabesp pede que a população informe a ocorrência pela Central de Atendimento, para que o endereço seja vistoriado. O telefone funciona gratuitamente, durante 24h, nos números 0800 0550195 ou 195. Além da Agência Virtual no site ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos.