Veja como vai ser a vacinação na Baixada Santista durante o feriado

Por Santa Portal em 20/04/2022 às 16:48

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Algumas cidades da Baixada Santista vão continuar vacinando contra a covid-19, o sarampo e a gripe neste feriado prolongado. No entanto, Santos, Guarujá, Itanhaém e Peruíbe só vão voltar a imunizar suas populações a partir de segunda-feira (25).

Veja como será a vacinação em cada município:

Santos

Segundo informações da Prefeitura, não haverá vacinação contra a covid-19 em Santos durante o feriadão.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que, durante o feriado de Tiradentes, o esquema de vacinação funcionará na quinta-feira (21), sexta-feira (22) e no sábado (23), das 10h às 18h.

Serão disponibilizados imunizantes contra o covid-19 e influenza no posto de vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro), no 3° andar, loja 329.

Praia Grande

Praia Grande vai ampliar a oferta de vacinas durante todo o feriado de Tiradentes. Serão disponibilizados os imunizantes contra a covid-19, a gripe e também contra o sarampo no Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Bairro Tupi), que estará aberto na quinta-feira (21), sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), das 9 às 15 horas.


Sarampo – Deverão ser vacinadas contra o sarampo todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para poder tomar a vacina contra o sarampo é preciso apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação.

Trabalhadores da saúde também poderão receber o imunizante contra o sarampo. No entanto, para esse grupo a vacinação é seletiva, ou seja, será avaliada a necessidade de cada pessoa de tomar as doses ou não, conforme a situação vacinal de cada um. O trabalhador da saúde que comprovar ter recebido apenas uma dose deverá receber a segunda, respeitando o intervalo mínimo entre as doses de quatro semanas. É necessário apresentar documento pessoal com foto, carteirinha de vacinação e documento que comprove trabalho em instituição de saúde.

Covid-19 e gripe – A vacinação contra a covid-19 continua aberta para os grupos já liberados. Poderão tomar a primeira e a segunda doses todas as pessoas acima dos 5 anos de idade que ainda não receberam o imunizante. A terceira dose também estará disponível para as pessoas acima de 18 anos.

Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) que tenham entre 12 e 17 anos poderão tomar a terceira dose. É necessário ter um intervalo mínimo de quatro meses após a vacinação com a segunda dose e levar comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) no caso das grávidas e, no caso das puérperas, apresentar declaração do nascimento da criança.

Já os idosos acima de 60 anos estão liberados para receber a quarta dose do imunizante contra a covid-19 e também a vacina contra a gripe. É necessário levar o comprovante de vacinação com a terceira dose contra a covid-19 realizada há, no mínimo quatro meses, além de documento pessoal e comprovante de residência.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

A vacinação contra a covid-19, gripe e sarampo volta para as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) na próxima segunda-feira (25), das 9h às 16h. Para mais informações sobre a vacinação contra a covid-19, lista de documentos, lista de comorbidades e locais de vacinação, acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que, nesta semana, a imunização segue até esta quarta (20) e retorna na próxima segunda-feira (25), em todos os postos de vacinação.

Cubatão

Devido ao feriado de Tiradentes, não haverá vacinação nas unidades de Saúde de Cubatão nos dias 21 e 22, quinta e sexta-feira. A vacinação volta a ocorrer no sábado (23), das 9 às 15 horas, na Unidade de Saúde da Vila Nova, na Rua São João, 185.

Estarão disponíveis vacinas contra a covid-19, gripe (influenza) e sarampo (tríplice viral). É necessário levar o cartão de vacinação.

A vacina contra sarampo desde quarta-feira (20) está disponível para crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos, além de profissionais da Saúde. A vacina da gripe está disponível para pessoas a partir de 60 anos e profissionais da Saúde, enquanto os imunizantes contra covid-19 atendem a todas as pessoas a partir de 5 anos de idade, primeiras e segundas doses e doses de reforço.

REFORÇO

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) ressalta a importância da proteção imunológica gerada pelo esquema vacinal completo e as doses adicionais. Conforme números desta quinta-feira (24), a cidade registra 8.209 faltosos de segunda dose e 28.710 faltosos de dose adicional.

ESQUEMA DE VACINAÇÃO COVID-19

Confira idades, grupos e intervalos entre doses:

Obrigatório apresentar CPF e documento com foto ao receber qualquer uma das doses, além de comprovante de residência no ato da primeira dose. Na segunda e doses adicionais, apresentar a carteirinha constando a(s) dose(s) anterior(es).

1ª DOSE

A partir de 12 anos de idade. É necessário apresentar comprovante de residência.

De 5 a 11 anos de idade (acompanhadas por pais ou responsáveis). É obrigatória a apresentação do documento de identidade, CPF ou cartão SUS da criança e comprovante de residência.

Menores de idade devem estar acompanhados por responsáveis ou ter em mãos um termo de responsabilidade, além de documento (CPF ou cartão SUS) e comprovante de residência. No caso de comorbidades, os responsáveis devem comprovar a condição com exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

De acordo com o informe técnico da Secretaria de Saúde do Estado, crianças com comorbidades devem ser imunizadas somente com a dose pediátrica da Pfizer, assim como crianças sem comorbidades de 5 anos a 5 anos 11 meses e 29 dias.

2ª DOSE

Coronavac (todas as idades): 28 dias (quatro semanas) a partir da primeira dose;

Astrazeneca (adultos): 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;

Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas) a partir da primeira dose;

Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.

Pfizer para crianças de 5 a 11 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.

Pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da AstraZeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).

DOSE ADICIONAL (reforço)

Adultos a partir de 18 anos

Janssen: 61 dias (dois meses) a partir da dose única;

Demais imunizantes:

Pessoas a partir de 18 anos: 4 meses após a segunda dose;

Imunossuprimidos

Adultos a partir de 18 anos: 28 dias (quatro semanas) a partir do esquema vacinal completo.

Adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir do esquema vacinal completo.

SEGUNDA DOSE ADICIONAL

Idosos a partir de 60 anos e imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade: 122 dias (quatro meses) após a primeira dose adicional.

LOCAIS DE VACINAÇÃO – COVID-19

Unidades de Saúde: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas:

UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);

USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);

USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

Bertioga

A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que a campanha de vacinação no Município acontece de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. Portanto, não haverá vacinação do dia 21 a 24 de abril. A campanha será retomada na segunda-feira (25). Não haverá antecipação de doses. 

Nesta terça (19) e quarta-feira (20) a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), das 9 às 16 horas. 

Confira o público-alvo:

VACINAÇÃO COVID-19

– Primeira dose: crianças de 5 a 11 anos;

– Segunda dose: crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos;

– Terceira dose: adolescentes grávidas e puérperas, adultos com 18 anos ou mais, imunizados com a segunda dose há pelo menos quatro meses; imunossuprimidos vacinados há mais de 28 dias com a segunda dose; pessoas imunizadas com a Janssen há pelo menos dois meses;

– Quarta dose: imunossuprimidos e pessoas acima de 60 anos que receberam o primeiro reforço há mais de quatro meses.

VACINAÇÃO GRIPE

– Trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos.

VACINAÇÃO SARAMPO

– Trabalhadores da saúde e crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Itanhaém

A vacinação foi realizada até esta quarta e retornará apenas na segunda-feira.

Peruíbe

De acordo com o Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, a cidade não realizará a vacinação contra a covid-19, gripe e sarampo durante o feriado de Tiradentes.

*  Mongaguá é o único município da região que ainda não informou se vai vacinar a população neste feriadão.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.