Infectologista alerta para sintomas de variante delta: "parece uma gripe leve"

Por Santa Portal em 06/08/2021 às 09:36

 iStock
iStock

Em Santos, três pessoas foram diagnosticadas com a variante delta da covid-19. Em São Vicente, um casal também testou positivo. As Cidades da Baixada Santista, desde então, estão em alerta com a circulação da nova cepa. O Santa Portal entrou em contato com a infectologista Elisabeth Dotti, que explicou tudo sobre a nova variante e principais preocupações da comunidade médica.

“Hoje, sabemos que a variante delta vem da Índia e tem uma grande capacidade de transmissão. Violentamente mais rápida que as demais. Tem facilidade de passear entre a população”, explicou.

Para Dotti, as pessoas não têm se cuidado como deveriam desde o começo da pandemia. “Existe chance de uma nova onda da doença. A gente está em um momento bom, com diminuição no número de leitos, grande número de vacinados, mas se a população continuar sem fazer distanciamento, não usando máscara e aglomerando, além de não buscar a imunização, toda a flexibilização pode ir por água abaixo. Falamos isso desde o primeiro surto, a recomendação é a mesma, mas não querem entender”, desabafou.

A médica ressaltou que a variante tem uma característica de parecer com uma gripe leve, com coriza, febre baixa, tranquilo. “Como estamos no inverno, eventualmente as pessoas acabarão se resfriando e não levarão à sério, causando a demora no atendimento médico. E quando tiverem contato com especialistas, já vai ter passado o tempo e está em um quadro mais grave. Não é uma variante mais grave, é mais capciosa. Confunde o paciente e quem está atendendo”, explicou.

Continuar seguindo com rigor as recomendações de segurança é o único caminho, segundo a infectologista. “Todo mundo quer a vida de volta, mas precisamos ter consciência”, destacou.

Variante delta em São Vicente e Santos

Um casal de São Vicente testou positivo para a variante Delta da covid-19. Os moradores são um homem de 28 anos e uma mulher de 27. Ambos buscaram atendimento médico no Hospital Municipal em 20 de julho, onde fizeram coleta para confirmação da doença.

Uma moradora de Santos, de 31 anos, testou positivo para variante delta da covid-19. Ela é funcionária de um hotel da cidade, cujo nome não foi divulgado, e já está recuperada da doença. Agora, a Prefeitura de Santos monitora pessoas que tiveram contato com a paciente.

A moradora testou positivo para a covid-19 em 11 de julho, mas a confirmação da cepa delta da do vírus só saiu nesta semana, pelo Instituto Adolfo Lutz. A mulher não precisou ser internada, e passa bem. Ela já cumpriu quarentena e voltou ao trabalho.

Segundo o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, o caso é monitorado de perto, assim como são monitorados os contactantes – pessoas da família e do trabalho que tiveram contato com a paciente. 

Até o momento, todos foram testados para covid-19 e ninguém apresentou nenhum sintoma. Todos os testes tiveram resultados negativos. 

Além disso, dois tripulantes de um navio com bandeira de Singapura, que está atracado no Porto de Santos, também foram confirmados com a variante delta.

O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, identificou a variante delta da covid-19 em dois tripulantes do navio internacional MTM Southport, com bandeira de Singapura, aportado em Santos.

O navio havia realizado uma parada no porto de Aratu, na Bahia, e aportou em Santos no fim de julho. Ele foi mantido em quarentena após confirmação de 15 casos de covid-19.

O sequenciamento genético foi realizado a partir de amostras de testes RT-PCR de dois pacientes que foram hospitalizados na Santa Casa de Santos após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.