Vacinas contra gripe acabam no 1º dia da campanha em Santos; Veja a situação nas outras cidades

Por #Santaportal em 23/03/2020 às 17:22

SANTOS – Em Santos, 14.100 das 15 mil doses destinadas para a campanha de vacinação contra a gripe acabaram nesta segunda-feira (23), primeiro dia da campanha nacional de imunização contra a gripe. A primeira etapa da campanha visa imunizar pessoas com mais de 60 anos, bem como profissionais da área da saúde.

Restaram poucas doses nas unidades Piratininga, Monte Serrat, Morro José Menino, Santa Maria, Vila Progresso, Penha, Porto e Monte Cabrão (endereços abaixo) – que podem se esgotar nas primeiras horas desta terça-feira (24), caso se repita a procura que ocorreu no primeiro dia de campanha. A vacinação é realizada das 7h30 às 16h00.

Na tarde desta segunda-feira (23), a Prefeitura de Santos encaminhou ofício ao Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo pedindo urgência no envio de 90 mil dosespara poder atender à meta da campanha estipulada pelo próprio Estado: vacinar 90% da população-alvo, composta por pouco mais de 104 mil pessoas.

Oficialmente, a Secretaria de Estado da Saúde não informou quando serão enviadas novas doses. No entanto, a previsão é que a nossa remessa chegue na quinta-feira (26). As vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde, que as envia aos Estados e estes, aos municípios.

“A procura pela vacinação nesta segunda-feira superou as expectativas e percebemos uma boa aceitação da população pelo sistema drive thru, oferecido em frente ao Santos Futebol Clube, ao novo Ambesp e à Policlínica do Rádio Clube. Assim que novas doses chegarem ao Município, serão redistribuídas às policlínicas e retomaremos o drive thru”, explicou Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

O público-alvo total da campanha em Santos é formado por 250 mil pessoas, o equivalente a 58% da população da cidade.

A segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e vai incluir professores, agentes de forças de segurança e salvamento, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas, como diabéticos e hipertensos.

A terceira fase está programada para ter início em 9 de maio. Nessa etapa, o público-alvo será composto por crianças, de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional. Adultos com idades entre 55 e 59 anos também vão receber as doses.

As autoridades destacam que a vacina não é indicada para pessoas com doenças febris agudas. Pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiverem a Síndrome de Guillain-Barré no período de 30 dias após receber a dose anterior – neste caso, será necessária avaliação médica para que seja liberada a aplicação da dose.

Essa vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B. O organismo leva cerca de dez dias para produzir anticorpos para combater o vírus.

Situação nas outras cidades da região:
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) informa que o Município recebeu 15 mil doses da vacia contra a gripe. No primeiro dia da Campanha de Vacinação foram aplicadas 8.078 doses. A cidade aguarda o envio de mais doses.

atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, com exceção da EE Professor Paulo de Arruda Penteado, no Humaitá, que inicia a vacinação às 10 horas.

Confira os locais:
Área Insular:
Prefeitura Municipal de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384, Centro)
UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509, Vila Mello)

EMEIF Edmundo Capelari (Rua Afonso Cláudio s/n, Praça Vitória)

Creche Tio José (Rua do Meio s/n, Saquaré)

ESF Japui (Avenida Tupiniquins, s/n)

ESF Náutica (Rua Nicolau Patrício Moreira – Cidade Náutica)

Creche Maria Josefa (Avenida Senador Salgado Filho, 1.040 – Parque São Vicente)

Área Continental:
Subprefeitura (Avenida Ulisses Guimarães, nº 211, Jardim Rio Branco)

ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70, Samaritá)

Escola Estadual Professor Paulo de Arruda Penteado (Rua José Singer, Humaitá) – das 10 às 16h

Capela Nossa Senhora da Esperança (Rua Salvador, 30 – Ponte Nova)

Parque das Bandeiras (Praça Brasília, s/n)

Postos volantes:
24 e 25 de março – ESF Vila Margarida: Polydoro Oliveira Bittencourt

26 e 27 de março – ESF Esplanada dos Barreiros: Avenida Brasil s/n

Drive Thru:
Bolsão do Itararé (altura da Rua Onze de Junho)

Reabilitar 2 (Avenida Ulisses Guimarães, 601 – Jardim Rio Branco)

Guarujá
A Prefeitura informou que recebeu 15 mil doses para essa primeira etapa da campanha, sendo que o público-alvo nessa fase é de 37 mil pessoas, o que representa 40% a menos do que a cidade esperava receber. Ao todo, já foram aplicadas cerca de 9 mil doses.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as unidades do Santa Rosa, Vila Rã, Jardim Boa Esperança e Santa Cruz dos Navegantes não possuem mais vacinas.

A Administração Municipal entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde para o envio de novas remessas da vacina, visando ainda essa etapa da campanha. A expectativa de Prefeitura é de que novos lotes cheguem até sexta-feira (27). Não há definição de quantas doses da vacina serão encaminhadas para a cidade.

Praia Grande
A cidade imunizou cerca de 15 mil pessoas no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra gripe, que ocorreu nesta segunda-feira (23). Por causa do grande movimento registrado, restam poucas doses nas unidades da Cidade do carregamento inicial que foi enviado pelo Governo do Estado. O Município já solicitou o envio de novas doses e aguarda o posicionamento do Estado para poder dar prosseguimento a ação, organizada pelo Ministério da Saúde.

Cubatão
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cubatão informa que 4.500 pessoas foram vacinadas em toda a cidade de Cubatão, dentro do grupo prioritário – idosos e profissionais da saúde. A SMS já solicitou novas doses da vacina à Secretaria Estadual de Saúde e aguarda a chegada de nova remessa para dar prosseguimento à imunização, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Mongaguá
O município recebeu 5.000 e a vacinação está acontecendo exclusivamente nas nove unidades de saúde da família. Nesta segunda-feira (23), 2.968 doses foram aplicadas. A demanda está acima do esperado, mas os postos ainda dispõem de doses, que devem durar somente até as primeiras horas desta terça-feira (24).

Bertioga
A cidade confirmou que imunizou 2.244 idosos e 199 profissionais da saúde. A vacinação vai continuar normalmente no município, pois ainda há estoque disponível.

Peruíbe
Em Peruíbe, o primeiro dia da campanha teve 1.960 vacinas aplicadas. Ainda estão disponíveis 3.040 doses para os munícipes.

Itanhaém
A Prefeitura informa que recebeu cinco mil doses fracionadas da vacina contra a gripe. No primeiro dia da campanha, os estoques da imunização diminuíram e estão sendo ofertadas apenas em algumas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Desta forma, a Administração Municipal recomenda que o munícipe ligue para a USF de referência do seu bairro e pergunte se a dose da vacina está disponível, antes de se deslocar para o local.

A Vigilância Epidemiológica de Itanhaém afirma que já está providenciando o abastecimento das doses que faltam para que ninguém fique sem receber a vacina.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.