URGENTE: Moradores relatam tremores e prédio é totalmente evacuado em Praia Grande

Por Santa Portal em 13/02/2024 às 15:10

Reprodução/Google Street View
Reprodução/Google Street View

Um prédio localizado no bairro Aviação, em Praia Grande, foi evacuado na tarde desta terça-feira (13) por ameaça de desabamento. Apesar da emergência, o incidente não deixou vítimas.

Segundo informações preliminares, moradores do edifício residencial, situado na Avenida Jorge Hagge, nº 80, relataram terem sentido tremores no prédio.

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi acionado para atender a ocorrência. A corporação confirmou, após vistoria prévia no local, que foram detectados danos em cinco colunas no subsolo do edifício.

Por causa disso, a Defesa Civil foi acionada e o prédio, de 23 andares, precisou ser totalmente evacuado.

Os bombeiros informam ainda que houve um cisalhamento (ruptura por esforços) de três pilares, sem saber precisar o motivo, o qual será avaliado através de laudo estrutural de emergência.

O prédio foi evacuado e foi esvaziada a caixa d’água para alívio de esforço.

Segundo o Corpo de Bombeiros, será realizado um escoramento de emergência com pontaletes, para que os esforços dos pilares que não foram atingidos, sejam divididos.

No final desta tarde, a Defesa Civil de Praia Grande declarou, após fazer uma avaliação no local, que não há risco iminente de desabamento. No entanto, o órgão destaca que todas as precauções foram tomadas.

Por meio de nota, a Construtora e Incorporadora de Imóveis JR Ltda. diz, por meio de seus representantes, que está ciente da ocorrência com o Residencial Giovannina Sarane Galavotti e prontamente deslocou engenheiros e técnicos para identificar suas causas.

“Tão logo os laudos sejam emitidos, a construtora não se eximirá de prestar assessoria aos condôminos”, finaliza a nota da construtora.

Prefeitura se manifesta

Por meio de nota, a Prefeitura de Praia Grande informa que, nesta terça, “ocorreram danos estruturais no edifício Giovannina Sarane Galavoti, localizado na Avenida Jorge Hagge, número 80, no bairro Aviação”.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o edifício ficará interditado totalmente até que o condomínio apresente uma série de documentações técnicas. O condomínio já foi notificado pela Prefeitura para apresentar a documentação e, a partir desta etapa, o material será analisado pela Secretaria de Urbanismo e Defesa Civil da Cidade.

Segundo a nota da Administração Municipal, a medida é necessária por conta de danos estruturais em três pilastras do edifício que ocorreram nesta terça-feira (13). Como primeiras medidas adotadas, ocorreu o escoramento dos pavimentos onde houve o sinistro das pilastras no subsolo, térreo, G1 e G2. Outra ação realizada foi o esvaziamento da caixa de água da edificação para reduzir o peso total prédio nas pilastras.

Os moradores realizarão uma subida controlada em etapas com a equipe do Corpo de Bombeiros para retirar animais, documentos e itens pessoais, diz a nota.

No total, o edifício conta com 23 pavimentos, mais o subsolo. São 133 apartamentos distribuídos em 19 andares de moradias.

Equipes das secretarias municipais de Urbanismo, Trânsito, Segurança Publica (GCM), além da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão no local. Técnicos da secretaria de Urbanismo, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizaram vistoria dentro do edifício para avaliar os danos, ação que definiu a interdição.

Novas informações serão divulgadas em breve.


Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.