Unisanta inaugura nova Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista
Por Santa Portal em 29/11/2024 às 16:00
No próximo dia 10 de dezembro, às 9h, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) em conjunto com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), inaugura a nova Sala de Situação dos Recursos Hídricos da Baixada Santista, que passa a integrar o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da universidade.
Coordenado pela professora Alexandra F. P. Sampaio, o Núcleo é vinculado à Faculdade de Engenharia da Unisanta e, há quase duas décadas, desenvolve atividades junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, com novas tecnologias em apoio aos órgãos de Defesa Civil em âmbitos regional e estadual, principalmente relacionados aos avisos antecipados de eventos hidroclimáticos extremos para elevar a capacidade de monitoramento, previsão, mitigação e adaptação da região.
A inauguração da Sala, instalada no 4.º andar no Bloco M, será realizada em conjunto com a última reunião de 2024 do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). Estarão presentes prefeitos da região, representantes do governo estadual e membros das forças de segurança para discutir as diretrizes da Operação Verão 2025, focada em preparativos para os desafios sazonais relacionados ao clima e segurança.
O NPH, que reúne docentes e alunos das Faculdades de Engenharia, Biologia e dos cursos de Mestrado e Doutorado, desenvolve pesquisas em modelagem numérica operacional, monitoramento ambiental, sistemas de informação geográfica e técnicas de aprendizado de máquina, associados aos Sistemas Operacionais de Previsão e Alertas de Ressacas e Inundações Costeiras para todo o litoral de São Paulo e, especialmente, para a Baixada Santista. Suas atividades fornecem apoio aos setores portuários, defesas civis, gerenciamento de águas costeiras e saneamento.
História: Três Décadas de Inovação e Colaboração Internacional
O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas surgiu a partir de iniciativas pioneiras no início dos anos 1990 e completa 30 anos do seu embrião em 2024. Em 1994, uma parceria internacional com o apoio do CNPq no Brasil e do JNICT em Portugal, por meio do Maretec no Instituto Superior Técnico (IST-Lisboa) e da startup portuguesa Hidromod, possibilitou o desenvolvimento do primeiro modelo numérico da região (hidrodinâmico Mohid). Uma colaboração técnica que permitiu à Unisanta, em conjunto com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (atual Autoridade Portuária de Santos), implementar um modelo para a Baía, Estuário de Santos e área costeira adjacente, para estudos da dragagem do Porto de Santos.
Consolidação em Projetos e Modelos Operacionais
A partir de 2004, coordenou localmente o projeto Ecomanage, com apoio da Comunidade Europeia, que consolidou a Unisanta como referência em estudos na área de gestão costeira integrada na região. A colaboração internacional reuniu pesquisadores de 6 países europeus e da América do Sul e possibilitou o intercâmbio tecnológico e de experiências para estudos de problemas comuns das zonas costeiras dos países envolvidos.
Anos depois, novos projetos e a consolidação da parceria com a Hidromod Ltda., por meio da aquisição do premiado software AquaSafe, forneceram o impulso inicial para o desenvolvimento do AquaSafe Santos para apoio às atividades da Praticagem de São Paulo e para a cidade de Santos no âmbito da proteção costeira. Essa trajetória consolidou a Unisanta no cenário global de pesquisas na área de recursos hídricos.
Atualmente, o NPH conta com diversos sistemas operacionais em uso, incluindo modelos de alta resolução para previsão de nível do mar, agitação marítima, chuvas e vazão dos principais rios da região da Baixada Santista. Esses sistemas são responsáveis pelo fortalecimento das bases para a atual expansão do NPH, agora com a nova Sala de Situação, voltada à preservação dos recursos hídricos e segurança ambiental da Baixada Santista.