01/02/2025

Unisanta celebra assinatura termo de abertura do curso do Mestrado em Direito Marítimo e Portuário

Por Santa Portal em 01/02/2025 às 07:00

Divulgação
Divulgação

A Universidade Santa Cecília (Unisanta), celebrou nesta sexta-feira (31), a cerimônia oficial de assinatura do termo de abertura do curso do Mestrado em Direito Marítimo e Portuário. A solenidade aconteceu na Sala de Atos da Unisanta na Rua Oswaldo Cruz, em Santos

Participaram do evento os ministros Aloysio Corrêa da Veiga, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, e Douglas Alencar Rodrigues, professor da Unisanta; Alta Direção da Unisanta; além de diversas autoridades e especialistas da área.

“De fato existem algumas áreas do direito que não são estudadas de forma profunda durante os cursos de graduação. E o direito portuário e marítimo, assim como o direito desportivo, direito econômico, são áreas que se inserem nesse ambiente. Então a Unisanta está de parabéns, saindo na frente com um curso muito importante de pós graduação”, disse o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Professor da Unisanta, Douglas Alencar Rodrigues.

A criação do mestrado atende a uma demanda crescente por especialização em uma área estratégica para a economia nacional. Previsto para começar em março, a expectativa é que o curso contribua para a formação de especialistas altamente qualificados, capazes de lidar com os desafios jurídicos e regulatórios do setor.

“É uma necessidade essa atualização de conhecimento, tendo em vista que são cursos inovadores no Brasil, entre os quais a Unisanta tem o ‘knowhow’ e um currículo diferenciado. Professores que reúnem toda uma questão da legislação, da atuação prática, governamental e que com isso, também dirigem os rumos do país”, explicou a Presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira.

O Ministro e Presidente do Tribunal Superior de Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga, falou sobre a importância do curso em levar conhecimento e aprimoramento para novas pessoas. 

“É uma iniciativa que deve ser multiplicada em cada momento e em cada unidade. E quanto mais ela puder levar para a sociedade essas informações, o aperfeiçoamento, o aprimoramento será muito melhor, sobretudo na área portuária, que é muito pouco conhecida. E é preciso que haja uma divulgação, principalmente no direito, para que as pessoas tenham conhecimento de como funciona a atividade portuária no Brasil”, fala Veiga. 

“Realmente é um passo muito importante, porque os cursos de mestrado e doutorado completam esse ano, quinze anos de existência e eles caminham em uma dimensão de excelência. Isso aconteceu não só na área de ecologia, sustentabilidade, direito da saúde, auditoria ambiental, todos eles inéditos, como é o caso de direito da saúde e muito com pouquíssimas universidades oferecendo esses cursos”, diz Sílvia Teixeira Penteado, Reitora da Unisanta. 

Por fim, o Capitão dos Portos de São Paulo falou sobre a importância dos desenvolvimentos de questões relacionadas ao direito marítimo e portuário. 

“Vai contribuir de uma forma muito importante para os desenvolvimentos de questões relativas aos direitos que existem na parte portuária e que isso vai contribuir também, de forma bastante significativa para as questões de segurança da navegação, que é onde a Marinha também se vê inserida.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.