Unidos dos Morros carnavaliza história de Armênio Mendes lutando pelo bicampeonato
Por Beatriz Araujo em 01/02/2023 às 11:16
Atual campeã do grupo especial do carnaval santista, a Unidos dos Morros transformará a história do empresário luso-brasileiro Armênio Mendes em enredo na passarela Dráuzio da Cruz, durante o segundo dia do Santos Carnaval 2023. A agremiação irá para a passarela com cerca de 1500 componentes, em um desfile com investimento de R$ 700 mil.
Em 2020, no último desfile antes da pandemia de covid-19, a Unidos dos Morros conquistou o título de campeã do carnaval santista com o enredo ‘Beleza de ser um eterno aprendiz’, superando a União Imperial e a X-9 no grupo especial. Agora, para essa retomada, a agremiação segue com expectativas altas, prometendo um samba forte e emocionante.
“Estamos falando de uma escola de samba que disputa campeonato de verdade todo ano. Foi campeã no último carnaval, tem quesitos fortíssimos, um enredo que novamente mexe com o brio do santista, e que está investindo em uma plástica diferenciada”, acredita Igor Carneiro, carnavalesco da Unidos dos Morros, responsável pela concepção artística do desfile.
As pressões seguem as mesmas das que todas as escolas sentem, pois a preocupação de ganhar, levantar o público e não estourar o tempo é inevitável. “O que posso dizer é que a pressão para ser bicampeã é mais saborosa”, avalia Carneiro.
Enredo
Evidenciando a cidade de Santos, o enredo leva o título “Desce o morro construindo história: Armênio Mendes, o empreendedor de sonhos” e será dividido em quatro momentos.
A abertura trará a analogia do homem sendo criado por Deus a partir do barro. Isso porque o barro também esteve presente no início da trajetória do homenageado, que começou no mercado de trabalho atuando como oleiro, construindo telhas e tijolos.
Depois a passarela será tomada por uma atmosfera camponesa, com um toque bucólico, para ser retratada a infância e a juventude de Armênio Mendes. Nessa etapa, a agremiação mostrará referências que serviram para a construção de seu caráter.
Até que chega a parte da vinda de Mendes ao Brasil, abordando aspectos de sorte, trabalho e inteligência. Sua crença católica, assim como os santos pelos quais tinha devoção, também ganharão destaque. A partir disso, o enredo mostra o lado empreendedor e visionário do empresário, mostrando seus sucessos na construção civil. O desfile se encerra com o legado deixado por Armênio Mendes e evidenciando a importância de sua família, tida como seu bem maior.
Mas, além destes destaques da vida do homenageado, a Unidos dos Morros também mostrará alguns aspectos peculiares do empresário – como sua coleção de canetas, de relógios e seu primeiro bem adquirido. Armênio Mendes morreu aos 73 anos, em 2017.
Comunidade unida
No total, a Unidos do Morro desfilará com 1500 componentes. Serão 16 alas, cada uma com 50 pessoas. Além disso, serão 150 ritmistas na bateria e 30 baianas. A escola contará com dois carros alegóricos e tripés.
A escola, presidida por Fábio Fernandes Carvalho, o Chitinha, terá Vania Hak como Rainha de Bateria, acompanhada do Mestre Daniel. Os convidados especiais previstos para este ano são os próprios membros da família de Armênio Mendes.
O samba-enredo foi composto por Nikinha, Cabelo, Celso Tom Maior, Zé Roberto, Márcio Índio, Fábio Alemão, Marcio Pessi e Pablo Gonzaga, com nomeia a agremiação. Os intérpretes serão Ito Melodia e Primo do Pandeiro.
Samba-enredo
Desce o morro construindo história: Armênio Mendes o, empreendedor de sonhos
A vida… esculpida em poesia
Em belos campos se inspira
Um gajo que vem lá de além mar
Que traz no sangue a essência, herança
A garra da Terra Natal
Coragem e perseverança em seu ideal
Na fé, na força do Santo guerreiro
Segue a sua trajetória
Junto à Nossa Senhora sempre a lhe abençoar
E nas adversidades… venceu
Na terra da caridade… empreendeu
Gira a roda do progresso
Da praia mira o mar
Acerta o alvo do sucesso… edificar
Santos amada e querida
Desperta a luta de um sonhador
Em laços a diplomacia unidos de amor
Na obra da vida, escritura que não se apagou
Descendo o morro
Lembranças, saudades
Nos quatros cantos da cidade a sua marca, sua mão
Marias do seu coração
Família o seu bem maior
Eternizado em nosso pavilhão
É de arrepiar… emocionar
Poder voltar a sambar novamente
Chegou o morro cantando contente
Exaltando Armênio Mendes
Carnaval 2023
O Santos Carnaval 2023 acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.
Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmitirá, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.