União Imperial levará desfile ‘made in Nordeste’ ao Carnaval santista
Por Beatriz Araujo em 07/02/2023 às 11:00
A diversa e marcante cultura nordestina será carnavalizada pela União Imperial em seu desfile na passarela Dráuzio da Cruz, sendo a última agremiação a se apresentar no Santos Carnaval 2023. O enredo Se avexe não! O Marapá é pra Cabra da Peste, no meu Carnaval made in Nordeste vem como uma forma da escola homenagear o povo nordestino.
Com respeito e admiração, o desfile promete exaltar ritmos, festividades e tantas outras manifestações culturais presentes nos estados da região nordeste. “A expectativa é boa, misturada com ansiedade em torno de um só objetivo: trazer, novamente, a alegria do sambista para a passarela”, ressalta o diretor de Carnaval Luiz Alberto Martins, o Pelé.
Nesse momento de reconstrução do carnaval santista, depois de dois anos sem sair para a avenida e tendo que lidar com perdas de sambistas consagrados na região, a União Imperial quer transmitir acolhimento, contando a história de um povo alegre e trabalhador, como pontua Pelé.
A agremiação contará com cerca de 1300 componentes. A Rainha será Najara, acompanhada do Mestre de Bateria Manguinha. Os intérpretes que darão ritmo ao samba-enredo serão Silvinho e Gilsinho – com a letra tendo sido composta por Adelsinho do Marapé, Beto do Bem, Biro, Dukinha da Ladeira, Fábio Durante, Favo Salgado, Reginaldo Ramos, Ricardo Peres, Toninho da Apolo e Zinho do Tempero.
O investimento previsto é de em torno de R$ 350 mil.
Samba-enredo
Sanfoneiro deu um tom na melodia
Feliz da vida meu amor vou declarar
De verde e rosa tô voltando ao agreste
Pra matar a saudade do calor desse lugar
E assim…. Nesse “balanço” envolvente
Vou sacudindo essa gente
Que leva a vida a sonhar
Dançando Baião e Xaxado
Ouvindo na estrada a voz do Vaqueiro
Entoando o Arrasta Pé
Divino fevereiro
Chora viola, “ô muié” vem Cirandar
O Tambor do meu Coureiro faz tremer o arraiá
Acende a fogueira, viva São João
No passo da “chinela” lá vou eu na procissão
(bis)
Mandacaru aflora em poesia
Da terra brota milho renovando o milharal
Depois da chuva é festejo pra colheita
A rendeira se enfeita exalando sedução
Na madrugada o “Galo” anuncia
É Carnaval de Recife a Bahia
Tem Samba, Folia de Reis, milagre e magia
O sertão vai virar mar……… (Vai virar!)
Abençoando a UNIÃO………(Por que não?)
Cabra da Peste “Made in” Nordeste
Sou “Osso Duro”, não se avexe não!
“Ôxente… Vixe Maria”
A minha Águia se vestiu de Carcará
O Marapé tá “arretado” vem “danado” pra valer
De chapéu de couro hoje canta com você
(Refrão)
Carnaval 2023
O Santos Carnaval 2023 acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.
Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmitirá, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.