Turista faz registro impressionante de raio na praia de Santos; VÍDEO

Por Marcela Ferreira em 02/01/2022 às 13:01

João Victor Maciel Mendes/Arquivo pessoal
João Victor Maciel Mendes/Arquivo pessoal

Um morador de Praia Grande, em visita a Santos para o Réveillon, registrou o momento em que um raio caiu sobre o mar, na praia da Aparecida, na tarde de sábado (1º). O fisioterapeuta João Victor Maciel Mendes, de 32 anos, afirma que diversas pessoas estavam na praia, e muitas demoraram a sair para se abrigar apesar da chuva.

João Victor conta que estava com a esposa passeando com seus cachorros no calçadão da praia quando o tempo começou a virar. “O tempo estava dando sinal de que ia chover, então resolvemos parar nos quiosques do canal 5 para tomar uma água de coco e nos proteger um pouco da garoa, que já começava a cair”, conta.

Ele diz que, por volta das 14h30, a chuva começou a ficar mais intensa, e ele e a esposa resolveram se abrigar na tenda da Polícia Militar, em frente ao Canal 5, até a chuva passar. “Observando a chegada da chuva, dava para ver que São Vicente e o José Menino já estavam debaixo d’água, e tinha muito trovão. De repente, um raio caiu no mar bem de frente para o Canal 5 e bem próximo da faixa de areia”, relata o fisioterapeuta, que então decidiu filmar o fenômeno.

Ele diz que gosta de fenômenos naturais, e por isso sacou o celular e passou a gravar em câmera lenta para tentar flagrar um raio. “Na imagem consegui pegar em câmera lenta o raio. Entre um e outro, e outros que vieram depois, foi um intervalo de segundos, e todos muito próximos. O mais curioso é que, inclusive no vídeo, você não percebe as pessoas saindo da praia com pressa. Mesmo com os raios, muitas pessoas permaneceram na praia caminhando e inclusive sentadas”, diz.

Segundo João Victor, mesmo com os guarda-vidas orientando os banhistas sobre os riscos de permanecer na praia durante uma tempestade com raios, muitos preferiram ficar na faixa de areia, no mar, ou saíram caminhando lentamente.

A Defesa Civil de Santos afirma que nesses dias de verão são muito comuns essas chuvas no começo da tarde, e elas podem vir com raios e rajadas de vento. A orientação é para que os banhistas fiquem atentos, qualquer sinal de trovões e da aproximação dessas chuvas é melhor que saiam da praia e evitem os locais abertos

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) orienta que, em caso de chuva com raios, as pessoas procurem abrigo em carros, ônibus e prédios com proteção contra raios. Se estiver na rua, evite segurar objetos metálicos longos como varas de pesca e tripés, evite empinar pipas e aeromodelos com fio.

Também não é recomendado se abrigar em tendas, barracos ou celeiros, veículos sem capota, nem estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica. Praias e campos a céu aberto são locais de alta incidência de raios, e estes locais devem ser evitados durante tempestades.

O Elat ainda orienta que, caso a pessoa esteja em um local sem um abrigo próximo e sentir que os pelos estão arrepiados, ou que a pele começou a coçar, fique atento, já que isto pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não fique deitado.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.