Três agências de banco em Santos são fechadas porque funcionários estariam com Covid-19

Por #Santaportal em 02/05/2020 às 12:04

CORONAVÍRUS – O Sindicato dos Bancários de Santos anunciou o fechamento de três agências do Banco Santander, em Santos, por causa de funcionários com casos confirmados de Covid-19: uma no Centro (na Praça Rui Barbosa), outra no Gonzaga (Rua Galeão Carvalhal) e outra na Ponta da Praia (Avenida Afonso Pena).

Uma outra agência, na Rua Brás Cubas (foto) e que fica perto do Fórum da Cidade, também teria uma empregada que trabalhou até 28 de abril com sintomas da doença e problemas pulmonares, de acordo com Fabiano Couto, diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do banco. Haveria 17 empregados trabalhando no mesmo espaço. O local foi visitado por dois diretores da entidade na quinta-feira (30). A Superintendência de Relações Sindicais do banco anunciou que pretende apurar. “Conforme o protocolo do Santander, as unidades só fecham quando o teste, que os laboratórios demoram vários dias para entregar o resultado, demonstra positivo”, lembra Fabiano

O fechamento das outras três agências só foi possível após muita pressão, segundo a entidade. “Ainda existem denúncias que o banco está realocando os bancários sem sintomas aparentes para outras unidades da Baixada Santista, apesar da negativa da superintendência de Relações Sindicais”, completa Fabiano. ?Espalhar o vírus é o que o Santander pode fazer por você hoje? Garantimos o fechamento de três agências em Santos, no Centro, Gonzaga e Ponta da Praia, porque em cada uma houve um caso confirmado. O banco alega que os demais trabalhadores das agências afetadas serão colocados em isolamento, mas as denúncias estão indicando que o banco prefere arriscar a saúde de funcionários e usuários. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região irá acionar todas as medidas cabíveis contra esse absurdo?, completa.

A agência da Praça Rui Barbosa foi fechada em 24 de abril e ficará assim por 15 dias. O prédio, que foi desinfectado, abrigava duas agências e mais de 30 bancários no mesmo espaço, além de copa e banheiro.

Já a da Galeão Carvalhal foi fechada para as mesmas providências em 28 de abril. Foi quando uma funcionária teve a confirmação de que estava com a doença e ficou em isolamento, além do marido, funcionário da agência da Praça Rui Barbosa. Ela havia trabalhado até cinco dias antes.

Ainda sobre esta agência, Fabiano Couto revela que aconteceram denúncias de que o gestor estaria convocando funcionários de outras agências que estavam trabalhando em casa. “E a trabalharem clandestinamente dentro do prédio, que possivelmente deve estar infectado pelo vírus e deve, no meu entender, ficar isolado por uma semana, pelo menos”, completa o dirigente sindical.

A agência da Ponta da Praia foi a mais recente a ser fechada (na quarta-feira, 29 de abril), a partir do momento em que um bancário testou positivo para Covid-19. O resultado foi divulgado na tarde de terça e ele teria trabalhado até quatro dias antes.

O #Santaporta l entrou em contato com o Banco Santander, mas ainda não houve resposta. Assim que isso for feito, ela será incluída na reportagem.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.