A Prefeitura de São Vicente deu o pontapé para iniciar os serviços de reurbanização da orla do Gonzaguinha, e a partir desta quinta-feira (7) o trecho da Avenida Antônio Rodrigues (pista calçadão sentido Itararé), entre a Rua Gonçalo Monteiro e Rua Rangel Pestana, no bairro Boa Vista, ficará parcialmente bloqueado. A interdição será de segunda a
sexta-feira das 8h às 18h. Aos finais de semana o local será liberado para uso.





Nesta primeira etapa diversos trechos da orla serão interditados ao longo dos próximos meses, conforme o andamento da obra. Os bloqueios não vão atingir toda a extensão da praia e, em alguns momentos pontuais, será necessário também aos finais de semana, sendo a população amplamente comunicada antes.





Nova orla do Gonzaguinha





As obras de reurbanização da orla do Gonzaguinha iniciaram na última semana, com a demolição dos 20 quiosques localizados na praia. O projeto teve recursos do pacote de investimentos de R$ 40 milhões anunciado pelo governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, sendo que R$ 9 milhões são destinados exclusivamente para a revitalização da orla e da Praça da Bandeira, no Centro.





Entre as novidades, nesta primeira fase, o calçadão ganhará pavimento e passeio público com piso diferenciado, reestruturação da ciclovia, novo mobiliário urbano e uma fonte interativa.





O prefeito Kayo Amado acompanhou de perto o início da demolição dos quiosques, atendendo aos munícipes e esclarecendo dúvidas. “Vamos virar a página do turismo atrasado, reconstruindo a orla para deixar do jeito que São Vicente merece. Nossa Cidade perdeu essa vista maravilhosa com vários quiosques e intervenções. Agora vamos ter um calçadão diferenciado, uma fonte interativa para a criançada brincar. O povo de São Vicente pode ter certeza que será uma obra que vai ficar marcada na história e no coração, fazendo com que a infância de nossas crianças volte a ser no Gonzaguinha e na Biquinha. É aqui que a gente quer que as crianças aprendam a brincar”, afirmou o prefeito.





“A princípio é uma cena que choca, mas a partir de agora começa o processo de revitalização da praia do Gonzaguinha. É um projeto arquitetônico belíssimo, que vai valorizar ainda mais essa orla maravilhosa”, comentou a vice-prefeita, Sandra Conti.





O secretário de Desenvolvimento Urbano e Parcerias Público-Privadas (Sedurb), Alexsandro Ferreira, também falou sobre o projeto. “Essa obra visa recuperar a paisagem e a beleza que a nossa baía tem. Passamos anos com equipamentos que eram inadequados para este local e hoje começamos a remodelar isso. A ideia é qualificar este trecho da Cidade, que é um dos mais importantes para o turismo.”





SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS





- Remodelação do calçadão da Orla do Gonzaguinha;





- Requalificação da Praça Tom Jobim;





- Novo espaço contemplativo e de lazer, com rosa dos ventos e fonte
interativa;





- Espaço multiuso de atividades;





- Remodelação dos píeres da Orla do Gonzaguinha;





- Remodelação do paisagismo, passeio público, ciclovia e canteiros
centrais;





- Novos mobiliários urbanos;





- Remodelação da Praça Heróis de 32, Praça Carlos Menon e Praça do
Maçom.





Além disso, está prevista a abertura de concorrência pública por parte da Administração Municipal para concessão de espaços no qual interessados construam até três quiosques. Neste caso, a construção dos estabelecimentos ficará a cargo dos vencedores da licitação.






Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente