17/06/2021

Trabalhadores da Cetesb na Baixada entram em estado de greve

Por Santa Portal em 17/06/2021 às 10:34

Divulgação
Divulgação

Os trabalhadores da Cetesb na Baixada Santista e no Vale do Ribeira decidiram entrar em estado de greve e indicaram uma paralisação a partir da meia-noite da próxima terça-feira (22), devido à intransigência por parte da empresa nas negociações da campanha salarial deste ano.

A decisão, que está alinhada com a categoria de todo o Estado, foi tomada em assembleia virtual realizada na tarde da última terça-feira (15) e conduzida pela Diretoria do Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius).

A empresa insiste em apenas oferecer a manutenção das cláusulas do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), com exceção da cesta de Natal, e 0% de reajuste salarial pelo segundo ano consecutivo.

Essa proposta foi rechaçada de imediato pelo Sindicato, que defende a valorização dos profissionais e, no mínimo, a reposição da remuneração e dos benefícios dos trabalhadores com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses (7,79%, segundo o índice IPC-Fipe). A Diretoria do Sintius deixa claro que sempre privilegia a mesa de negociação, mas, após quatro reuniões, não houve avanços. Essa situação gerou essa insatisfação e a decisão de os trabalhadores cruzarem os braços na próxima semana.

O #Santaportal entrou em contato com a Cetesb sobre o estado de greve.

Confira a nota na íntegra:

A Cetesb lamenta a intransigência dos sindicatos representativos das diversas categorias de seus empregados e pela decisão de deliberar um movimento de greve em plena pandemia da covid-19.


A Cetesb destaca que durante todo o período da pandemia da covid-19 nunca houve atraso ou suspensão nos pagamentos e nos benefícios (Vale Refeição, Vale Alimentação, Convênio Médico etc.) e todos os empregados foram mantidos, sem qualquer ocorrência de demissões imotivadas. Essa é uma situação completamente oposta ao do restante da população, que atualmente sofre com uma grave crise econômica causada pela pandemia covid-19.


Por conta do caráter essencial do serviço prestado pela Cetesb, o Departamento Jurídico desta Companhia está tomando as medidas cabíveis para garantir o trabalho de um contingente mínimo necessário de seus efetivo.


A Cetesb ainda reforça que sempre esteve aberta ao diálogo com os sindicatos, que realizou inúmeras reuniões com o propósito de chegar a um acordo condizente com a realidade econômica do Brasil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.