Toninha morta é encontrada encalhada em praia de Bertioga
Por Santa Portal em 29/06/2022 às 19:44
Uma toninha foi encontrada morta na praia de São Lourenço, em Bertioga, na última sexta-feira (24). De acordo com o Instituto Gremar, o animal já estava em avançado estado de decomposição, e por isso, não foi possível confirmar a causa da morte.
O golfinho foi localizado na altura do condomínio Riviera de São Lourenço, por uma equipe do Instituto que fazia monitoramento, e o encontrou encalhado na faixa de areia. O óbito foi registrado ainda no local.
Apesar de não poder determinar a causa da morte, ainda assim, os técnicos de campo constataram que a porção dorsal da nadadeira caudal do animal tinha marcas de interação com rede de pesca.
Os petrechos de pesca, como redes, linhas, anzóis e armações, quando perdidos, abandonados ou descartados irregularmente no mar, historicamente representam uma das maiores ameaças à vida marinha, conforme afirma o Gremar.
Neste sentido, um dos pilares da atuação do Instituto Gremar pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é a educação ambiental. As atividades, práticas e teóricas, envolvem alunos da rede de ensino, comunidades, empresas e diversos setores da sociedade sobre a importância do descarte adequado de resíduos, entre outras ações propositivas.
O PMP-BS é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Ele é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.