Terminal da Localfrio, atingido por incêndio, volta a operar hoje em Guarujá
Por #Santaportal em 18/01/2016 às 13:41
GUARUJÁ – As atividades no terminal portuário Localfrio, que opera na margem esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, foram retomadas hoje(18) após o incêndio da última quinta-feira (14) que destruiu contêineres armazenados no local e gerou uma nuvem tóxica que por diversos dias afetou o dia a dia dos moradores da Baixada Santista (e cujos componentes químicos ainda não foram devidamente identificados pelas autoridades competentes).
O local estava isolado desde o início do incêndio, foi liberado após vistoria da CODESP (Controle de Segurança dos Portos) e CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Os especialistas desses órgãos e também do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), bem como técnicos da Localfrio seguem o trabalho de auditoria sobre as causas do ocorrido.
De acordo com a empresa, o Corpo de Bombeiros também segue com o monitoramento do espaço, conforme protocolo. O laudo parcial da Localfrio, produzido por seus técnicos, será divulgado em até 30 dias, a contar da data de 17 de janeiro.
Em nota, a Localfrio disse que “está comprometida em esclarecer os motivos que levaram a esse episódio, uma vez que os processos de segurança da companhia já são minuciosamente seguidos, e validados em simulados e treinamentos periódicos. A empresa está engajada, desde o primeiro momento, em apoiar as instâncias responsáveis com a averiguação em andamento, contribuindo com todas as informações e atendendo a todas as exigências para continuidade do processo”.
No comunicado a empresa lamenta a ocorrência, e “agradece ao apoio, determinação e atuação incansável de todos os profissionais envolvidos para a resolução deste caso, tanto da empresa como de órgãos competentes, em especial ao excelente trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo”.