Novamente, terceirizados de refinaria em Cubatão entram em greve por salários

Por Santa Portal em 19/10/2021 às 06:10

Divulgação/Sintracomos
Divulgação/Sintracomos

Em paralisação desde sexta-feira (15), os 162 operários da empreiteira Método Engenharia, que presta serviços à refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC Petrobras), voltaram a cobrar por seus direitos nesta segunda-feira (18).

Nesta terça-feira (19), haverá nova assembleia entre os membros do sindicato e trabalhadores, na subsede de Cubatão do Sintracomos, às 10h.

A própria empreiteira os dispensou do serviço, na manhã de sexta, por meio de mensagens por aplicativo e suspensão dos veículos que fazem o transporte dos funcionários diariamente. A decisão foi tomada pela empresa porque ela não poderia depositar os salários de setembro, atrasados desde o quinto dia útil de outubro. Também estão atrasados o vale alimentação e refeição.

O plano de saúde está suspenso há três meses, e a empresa não deposita os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e não pagou as rescisões contratuais de vários empregados, segundo o sindicato.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), o pagamento até o dia 15 foi acertado com a direção em negociações. No entanto, na última quinta-feira (14), a empresa depositou apenas 12% dos salários atrasados, frustrando as expectativas.

Na manhã desta segunda-feira (18), os operários participaram de assembleia, primeiro na portaria da Petrobras e depois na subsede do sindicato, onde definiram estratégia de cobrança.

No sindicato, receberam instruções da diretoria e da assessoria jurídica, que providenciará requerimento de dissídio coletivo ao tribunal regional do trabalho (TRT).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.