Temporal causa alagamentos e gera caos em cidades da Baixada Santista; vídeos

Por Santa Portal em 24/01/2024 às 20:00

Reprodução
Reprodução

Um temporal atingiu a Baixada Santista na tarde desta quarta-feira (24), causando diversos pontos de alagamento em cidades da região.

Em Santos, ruas e avenidas do bairros Marapé e Gonzaga foram algumas das mais afetadas pelas fortes chuvas desta quarta. Na Rua Carlos Afonseca, uma cratera se abriu no local.

A entrada de Santos também ficou completamente alagada por causa do temporal.

Por causa das condições climáticas, a Capitania dos Portos informou que o canal do Porto de Santos foi fechado, sem previsão de reabertura por enquanto.

Já a travessia de balsas continua sendo realizada normalmente, de acordo com o Departamento Hidroviário. No entanto, a travessia opera no momento, em média, com 100 minutos de espera tanto em Santos quanto em Guarujá. Os tempos de permanência nas filas decorrem de condições adversas de navegação e da demanda represada pela paralisação nesta tarde (entre 18h09 e 18h34) quando os ventos atingiram 28 nós, (equivalente a 51km/h), acima do limite de segurança que é de 25 nós (equivalente a 46,3 km/h). No momento, são sete embarcações em operação.

Veja a situação das chuvas nas cidades da região:

Santos

A Defesa Civil de Santos informa que o acumulado pluviométrico das últimas 72h atingiu 161 mm (às 18h). Os morros estão em estado de atenção. As equipes do órgão estão em campo atendendo ocorrências, entre elas, o solapamento de um trecho da calçada da Rua Carlos Afonseca, na altura do nº 7, no Gonzaga. Integrantes da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) estão no local. O órgão identificou também escorregamentos de terra em áreas dos morros do Marapé (vídeo abaixo) e Santa Maria. Não houve registro de vítimas. Munícipes podem acionar a Defesa Civil de Santos pelo telefone 199.

Neste momento, devido à forte chuva que atingiu a Cidade, a Av. Nossa Senhora de Fátima, no cruzamento com a Rua Ana Santos, apresenta alagamento em todas as faixas, nos dois sentidos. A mesma situação ocorre na Avenida Jovino de Mello (sentido Morro) com a Praça Júlio Dantas, e na Av. Eleanor Rosevelt com a Av. Francisco da Costa Pires. A Praça Whashington, no José Menino, e a Av. Pinheiro Machado (altura do Teatro Municipal Braz Cubas) também apresentam alagamentos. A CET-Santos interditou todos os trechos alagados e informa que agentes de trânsito orientam os motoristas nos pontos mais críticos.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informa que a Defesa Civil não foi acionada para ocorrências devido ao mau tempo.

O acumulado de chuva das últimas 72h é de 161,8 mm.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que os principais pontos de alagamento na Área Continental são as avenidas Tupiniquins, Augusto Severo, cruzamento entre Rua Frei Gaspar e Avenida Capitão-Mor Aguiar, avenidas Martins Fontes e Manoel da Nóbrega, e ruas Mascarenhas de Moraes e Mal. Cândido Mariano da Silva. Pela Área Continental, as avenidas Ulisses Guimarães e Quarentenário, além das ruas Eduardo Cação e Dr. Donald Alexandre Kealman.

O estado vigente, no momento, é de atenção.


Foto: Reprodução

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande informa que, até o momento, não foram registradas ocorrências graves provocadas pela chuva. Apenas alguns pontos de acúmulo de água que são absorvidos pelo sistema de drenagem assim que as pancadas de chuva diminuem.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que, neste momento, as equipes de Defesa Civil Municipal priorizam o atendimento à população devido às fortes chuvas das últimas horas. Os dados técnicos serão atualizados e divulgados assim que houver um retorno das equipes que seguem em apuração nas ruas.

Bertioga

Segundo a Defesa Civil da cidade, na última hora choveu 54,13 mm. Nas últimas 24 horas, choveu de 65,36 mm, e o acumulado das últimas 72 horas está em 169,32 mm. Neste momento, está ocorrendo uma intensa chuva na área central de Bertioga, e os pluviômetros dessa região registraram 55 mm na última hora.

O órgão informa que está operando em estado de atenção dentro do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), e até o momento não ocorreram incidentes. Quanto aos morros, encontram-se em situação normal, sem estar em estado de atenção.

A Defesa Civil continua monitorando este cenário de chuvas intensas e permanece alerta no telefone de urgência e emergência, o 199.

Cubatão

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), não foram registradas ocorrências por causa da chuva em Cubatão, até o momento.

* Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe ainda não informaram sobre as ocorrências em seus respectivos municípios

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.