Uma frente fria irá atingir a Baixada Santista a partir deste fim de semana. Neste sábado, a mínima deve chegar a 17ºC e a máxima ficará em 22ºC em Santos, mostrando que o frio já se aproxima da região.





Há previsão também de pancadas de chuva, ressaca marítima e temperatura mínima de 11°C para a próxima semana. Segundo a Defesa Civil de Santos e o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), o estado é de atenção em relação ao nível do mar, pois a previsão é de ondas acima dos dois metros de altura na baía da Cidade.





Pancadas de chuva podem ocorrer na noite de sábado (14), mas a previsão é de que as precipitações se tornem mais frequentes no domingo (15), com intensidade moderada a forte. Na segunda-feira (16), a chuva perde força e as temperaturas entram em declínio, com pico previsto para quarta-feira (18), quando podem chegar a 11°C.





O mar fica agitado já a partir desta sexta-feira (13), devido a ventos intensos na região costeira da Cidade, segundo previsão do NPH-Unisanta. As ondas devem variar entre 1,6m e 2,2m até sábado. Há previsão de alagamentos pontuais nos períodos de maré elevada (2h e 14h de sábado), sem impactos significativos nas estruturas urbanas.





A previsão de chuva para sábado é de 60%, com intensidade moderada, enquanto no domingo sobe para 80%. Na segunda, as chances caem para 70% e a intensidade oscila entre moderada e fraca. As temperaturas devem voltar a subir no próximo final de semana.





Arrecadação de cobertores





Por conta da previsão de frio, Santos irá antecipar a arrecação de roupas e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social e de rua. Seis postos foram disponibilizados para que os santistas possam fazer doações.





Confira os endereços dos postos de arrecadação em Santos:





- Centro POP, das 9h às 16h





Rua Amador Bueno, 446, Vila Nova





- Fundo Social de Solidariedade, das 9h às 17h





Av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada





- Supermercado Varandas 





Av. Pinheiro Machado, 643, Marapé 





Rua Pio XII, 82, Saboó  





Rua Alexandre Martins, 125, Aparecida 





Av. Moura Ribeiro, 116, Marapé