Técnico de enfermagem cria esculturas com pedras na Ponta da Praia
Por #Santaportal em 03/09/2020 às 11:40
PONTA DA PRAIA – Quem costuma passar pela Ponta da Praia, em Santos, já deve ter notado que próximo ao monumento Amo Santos surgiram outras esculturas, montadas com pedras, e que tem deixado aquela região ainda mais bonita. O responsável por essas obras é o técnico de enfermagem Felipe Oliveira Nascimento, de 21 anos. Ele conta que as esculturas começaram a ser montadas no local como um hobby, quase uma terapia.
Eu saía do trabalho e ficava olhando o mar. Eu já empilhava pedras na região do Emissário e também em uma cachoeira. Aqui comecei a empilhar aos poucos. Como o pessoal começou a passar e falar que estava ficando legal, comecei a fazer maiores, me desafiar mais, deixar as pedras mais equilibradas do que já estavam, conta o rapaz.
O técnico de enfermagem explica que as esculturas são feitas na base do encaixe. Você tem que achar um ponto de equilíbrio certinho. O ponto certo da pedra, que tem uma parte côncava e outra convexa. Se você encontrar esse ponto direitinho, a pedra vai ficar certinha.
Ainda segundo relata o técnico de enfermagem, não é utilizado nenhum tipo de cola nas esculturas. Não há nada prejudicial à natureza. Inclusive a gente usa até a madeira que o mar leva e traz.
Esse tipo de arte é conhecida como rock balancing, que quer dizer empilhando pedras. Ela é uma técnica utilizada por muitas pessoas também para meditar, por exigir muita concentração.
A minha profissão exige calma, concentração. Então eu encontrei facilidade. E também ao vir aqui para empilhar, você tem que estar com a cabeça bem leve, com os pensamentos bem concentrados. Isso ajuda em todos os aspectos, afirma.
Para divulgar o trabalho, que conta com o apoio do estudante Pedro Manzione, foi criado um Instagram com algumas das esculturas montadas na Ponta da Praia. Todas as imagens podem ser acessadas na conta @pedrassantos.

Márcio Periquito/Santa Cecília TV