Tartaruga ameaçada de extinção é encontrada morta em praia de São Vicente
Por Santa Portal em 22/01/2022 às 07:50
Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), espécie considerada ameaçada de extinção, foi encontrada morta na praia do Itararé, em São Vicente, na última quarta-feira (19). O resgate da carcaça do animal foi feito pela Guarda Civil Municipal Ambiental (GCM).
A equipe da GCM Ambiental deixou o animal no Corpo de Bombeiros e fez contato com o Instituto Gremar para a retirada do réptil.
Segundo o Gremar, o animal encontrava-se em avançado estado de decomposição, não sendo possível avaliar a causa da morte. “Pode-se afirmar, porém, que havia uma fratura na carapaça, provavelmente causada por colisão com embarcação. Também foi possível identificar a presença de fibropapilomas”, disseram os especialistas.
De acordo com o Gremar, a fibropapilomatose identificada no animal é uma doença caracterizada pela presença de múltiplos tumores de pele, de natureza benigna, que podem também afetar órgãos internos. É bastante comum em entre as tartarugas-verdes juvenis e podem prejudicar o deslocamento e alimentação dos animais, causando debilidade e, em alguns casos, o óbito.
Embora a natureza da doença não seja ainda totalmente conhecida, ela tem sido associada ao herpes-vírus e sua ocorrência é mais frequente em locais com altos índices de poluição. São raros os casos registrados em áreas preservadas. Desta forma, mesmo que as ações humanas não sejam a causa primária, é possível afirmar que elas contribuem efetivamente para a intensificação e proliferação desta doença.