Segundo lote de inscrições é aberto para Seminário Internacional de Café de Santos
Por Santa Portal em 01/04/2022 às 08:14
A XXIII edição do Seminário Internacional de Café de Santos abre nesta sexta-feira (1º) o segundo lote de inscrições para o evento. Com o tema “Café. O quanto o Brasil está preparado”, o seminário, que ocorre há 50 anos, irá reunir empresários, investidores e os principais players internacionais do setor.
O objetivo é conectar, valorizar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro por meio de discussões e debates sobre tendências, avanços na importação do café verde brasileiro, novas tecnologias e políticas da área.
Tradicionalmente promovida pela Associação Comercial de Santos (ACS), o seminário ocorrerá entre os dias 11 e 12 maio, na cidade de Guarujá.
Para quem quiser participar, as inscrições podem ser feitas através do site https://www.seminariocafesantos.com.br/.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (13) 3212-8200
Café, networking e negócios
A realização do Seminário foi possível, principalmente, pela atuação da ACS — Associação Comercial de Santos – que idealizou o encontro como um feito inédito, colocando, assim, a região portuária de Santos mais uma vez na vanguarda, inserindo-a no contexto internacional para receber os principais players do setor, ampliando conhecimentos com trocas de ideias e de experiências, debatendo tendências e inovações, em um ambiente ideal para fortalecer as relações e fazer bons negócios para o futuro.
A conexão entre os diversos públicos de interesse — nacional e internacional — irá estabelecer uma atmosfera agradável, de descontração e amizade entre os protagonistas da área, em que os relacionamentos renderão dividendos.
Top 5 importadores do nosso café
Em 2021, cinco principais destinos das exportações dos Cafés do Brasil ajudam a ilustrar a relevância e peso que a cafeicultura brasileira tem em nossa balança comercial. Figurando em primeiro nesse ranking, Estados Unidos (5,67 milhões de sacas de café), o que corresponde a 19,1% do total vendido no período; em segundo a Alemanha, com 5 milhões de sacas importadas (16,8%), seguido da Bélgica e Itália, que juntas ocupam o terceiro, com 2 milhões de sacas (6,8%) e Japão, que aparece na quarta colocação, com 1,8 milhão de sacas (6,3%).
Por isso, são esperados empresários, parceiros e investidores da área, vindos do mundo todo, e que terão no evento a melhor oportunidade de firmar parcerias entre outras boas relações, tudo sob o clima ameno de outono e sem pancadas de chuva. Além da gastronomia local, ambiente praiano e claro, o café brasileiro, que unidos servem como cenários e elementos fundamentais para produzir e gerar negócios e contatos promissores.
Os Cafés do Brasil em números
Segundo relatório da CECAFÉ — Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – em 2021 entre o período de janeiro a setembro a receita cambial gerada pela exportação dos cafés brasileiros foi de US $4,17 bilhões.
Ainda segundo o relatório da CECAFÉ, mostra que os principais tipos de grãos comprados pelo mundo geraram resultados promissores para a exportação nacional.
Em notícia divulgada pelo site da Embrapa, que aborda os principais números do relatório, mostra que:
“O café arábica teve participação de 80,1% nas exportações do atual ano civil, com 23,8 milhões de sacas. O café conilon foi responsável por 10,1% do volume exportado ao atingir 3 milhões de sacas. Com 2,9 milhões de sacas, o café solúvel correspondeu a 9,7% dos embarques, enquanto o café torrado e moído teve o equivalente a 32,6 mil sacas exportadas, 0,1%,” relata a matéria.
SERVIÇO
O que: XXIII Seminário Internacional de Café de Santos
Quando: dias 11 e 12 de Maio
Onde: Onde: Sofitel Guarujá Jequitimar
Av. Marjory da Silva Prado, 1100 – Balneário Praia do Pernambuco, Guarujá — SP, 11444 – 000
Programação:
Quarta-Feira, 11 de maio
13:30 – Abertura Solene
14:30 – Palestrante: Sandro Mazerino Sobral – Head de Mercados e Tradings do Banco Santander Brasil
Tema: “Cenário Macroeconômico”
15h30 – Coffee Break
16:00 – Palestrante: Michelle Burns – Vice-presidente da Global Coffee Tea and Cocoa da Starbucks.
Tema: “a definir “
17h00 – Painel – CEO Tradings:
- Trishul Mandana – Diretor Executivo da Volcafé (ED&FMan Coffee Division)
- Edward A. Esteve – Diretor Executivo de Carbono e Chefe da Divisão de Café da ECOM Agroindustrial
- David Neumann – CEO NKG
Tema: “O Brasil está bem posicionado na cadeia mundial de café”
Moderador: Carlos Alberto Fernandes Santana Júnior
19:30 Coquetel de Boas-Vindas
Quinta-Feira, 12 de Maio
09:00 – Painel das Associações:
Tema: “Regulatory enviorment, Susteinability and Trade – A join view form Europe, the US and Brazil. ”
- Bill Murray – CEO National Coffee
- Michel Von Luchte – Diretor Executivo da Swiss Coffee Trade Association
- Eileen – Diretora Executiva da European Coffee Federation
- Vanusya N. – OIC
- Marcos Matos – Diretor Executivo do Cecafé
Moderador: Nicolas Rueda
10h30 – Palestrante: Elber Justo – CEO MSC
Tema: “Cenário Mundial”
11:00 Coffee Break
11:30 – Painel das Start Ups
Tema:“Inovação e Carbono”
- Renato Ramalho – Co-fundador e CEO da KPTL
- Carlos Eduardo Cerri – USP
- Silvia Pizol – Cecafé
- Imaflora
Moderadora: Flávia Barbosa da Costa – Cecafé
12h às 18h – Rodadas de Negócios e Networking
20:00 – Jantar de Encerramento
Onde: Sofitel Guarujá Jequitimar
Av. Marjory da Silva Prado, 1100 – Balneário Praia do Pernambuco, Guarujá – SP, 11444-000
Palestrantes confirmados
Trishul Mandana
Diretor Executivo Volcafé (ED&F Man Coffee Division)
Desde 2015 é Diretor Executivo da Volcafé, a divisão de café da ED&F Man. Com mais de 25 anos de experiência no setor cafeeiro trabalhou com Milds, Brazils e Robustas desde a origem até a destinação acumulando vasta experiência gerencial e de conselhos executivos e como Diretor Executivo da Louis Dreyfus Coffee Division de 2008 a 2015.
Michelle Burns
Vice-presidente Executiva de Global Coffee Tea and Cocoa da Starbucks
Michelle Burns é Vice-presidente Executiva de Global Coffee, Tea, and Coffee da Starbucks Coffee Company. Nessa posição ela é responsável pela estratégia para perpetuar um portfólio de café, chá e cacau de alta qualidade, eticamente originados para parceiros e clientes mundiais.
Sandro Mazerino Sobral
Head de Mercados e Trading no Banco Santander Brasil
Formado em Economia com pós-graduação em Economia e Finanças (Mackenzie/FEA-USP/Ibmec). Iniciou sua carreira em 1997, no Banco Matriz, como trader de FX, Renda Fixa e Gestor de Fundo Multimercado. Em 2001 assumiu a posição de trader de Renda Fixa no ING Bank e 2003 se tornou Head de Renda Fixa e da Mesa de Tesouraria no ABN AMRO.
Edward A. Esteve
Diretor Executivo de Carbono e Chefe da Divisão de Café de ECOM Agroindustrial
Uma vida inteira com ECOM. ECOM é uma empresa familiar de commodities de 170 anos com suas origens em Barcelona, Espanha, sediada na Suíça. São seis gerações no mercado de commodities tendo sua base de operações na América Latina desde 1935. Esteve envolvido em todos os aspectos dos nossos negócios globalmente.
Renato Ramalho
Co-fundador e CEO da KPTL
Formado em Administração pela USP e mestrado em Economia na FGV e certificado em gestão de recursos pela ANBIMA, Renato ocupou posições de gerência no Setor de Energia (AES e EDP) e Banco Santander.
David Neumann
CEO NKG –
Carlos Alberto Fernandes Santana Júnior
Diretor da Eisa
Nascido em Santos em 1970, Graduado em Economia com pós-graduação em Economia do Trabalho e MBA pela Fundação Getulio Vargas, Carlos iniciou sua carreira profissional em um programa de trainee do Bank of Boston na cidade de São Paulo, migrando para o departamento financeiro e depois para a divisão de café da Cargill Inc. Em junho de 2000 decidiu aceitar o desafio de ser o principal trader da operação de café Brasil do grupo Ecom. Hoje Santana, como é conhecido no mercado cafeeiro, é diretor comercial de sua subsidiária EISA. Também é membro da Câmara Consultiva da B3
Bill Murray
CEO National Coffee
Michael Von Luehrte
Diretor Executivo da Swiss Coffee Trade Association
Elber Justo
Diretor Presidente da MSC
Executivo de navegação, com experiência em Breakbulk, P&I e Setor de Containers. Suas responsabilidades atuais consistem em manter uma visão acurada global da companhia no país e a supervisão de centenas de colaboradores. Diretor da ACS, do Centro Nacional de Navegação Transatlântica e da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima