Segunda fase do VLT precisará remover 226 árvores em Santos

Por Santa Portal em 15/10/2021 às 19:05

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) terá que plantar 2.260 árvores em Santos após remover 226 árvores da Cidade para realizar as obras da segunda fase do veículo leve sobre trilhos (VLT). 

Segundo a EMTU, para a implementação do segundo trecho do VLT, foi emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a autorização de supressão das árvores necessárias para viabilizar o trajeto do modal. A autorização considera a retirada mínima para que seja possível instalar esse investimento.

A empresa ainda ressalta que foram respeitadas as leis ambientais e que a retirada das árvores está atrelada a compensação ambiental também determinada pela Cetesb. 

A EMTU ainda diz que irá avisar a população com panfletos e conversas presenciais sobre o corte das árvores, sendo que a última vez que isso foi feito foi no dia 5 de outubro. 

A Prefeitura de Santos esclareceu que a obra do VLT é de responsabilidade da EMTU, que é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, e as árvores são removidas por uma empresa terceirizada pelo órgão. 

O Município ressalta que a retirada de árvores consta no projeto e está sendo executada de acordo com a legislação ambiental, ou seja, haverá replantio de árvores na Cidade, conforme prevê a  Lei Municipal 973/2017, que para cada árvore retirada, 10 mudas devem ser plantadas.

De acordo com o projeto, serão removidas um total de 226 árvores, com retirada autorizada pela Cetesb, localizadas no trecho das obras – ou seja, serão plantadas 2.260 mudas. 

A compensação com o replantio, conforme a Lei Municipal, se dará após o término das obras, e será fiscalizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Santos em cumprimento da lei.

De acordo com o projeto do segundo trecho do VLT, não há espécies centenárias ou de importância histórico-paisagísticas no local. O plantio será feito em toda a Cidade, de preferência nas proximidades da obra.

Obras do VLT

Com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, o segundo trecho do VLT ligará a Linha 1 Barreiros – Porto (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos. Serão oito quilômetros de extensão e sete trens, com 14 estações nas proximidades de locais de interesse público como Mercado Municipal, Poupatempo e Terminal Valongo. O VLT além de ser um importante meio de transporte para a região, tem  capacidade de revitalizar todo seu percurso, unindo bairros ao centro, turismo e trabalho. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.