São Vicente tem o primeiro caso suspeito de coronavírus. Mulher, de 57 anos, está isolada
Por #Santaportal em 08/03/2020 às 10:36
CORONAVÍRUS – São Vicente tem o primeiro caso suspeito de coronavírus. Trata-se de uma mulher, de 57 anos, que morou por seis anos na Espanha, tendo vivido em Sevilla nos últimos sete meses. No começo de fevereiro, ela esteve na Itália, passando pelas cidades Eracleia, Mari e Veneza, e depois voltou ao Brasil.
Conforme relatado, a mulher começou a apresentar sintomas ainda no início de fevereiro, em uma crise asmática. Foi medicada, tomando amoxilina e corticóide. Saindo da Itália, voou até Portugal e, 12 horas depois, embarcou para o Brasil, chegando no dia 20/02. Há cinco dias, ela teve febre e dispneia. Então, na noite desta sexta-feira (6), a mulher foi ao Hospital Municipal, onde foi colocada em isolamento.
Foi realizada coleta do swab, além de exames laboratoriais e radiológicos. Ontem, foi solicitada vaga por meio do sistema CROSS. Com a vaga disponibilizada, por volta das 11h40, a mulher foi transferida para o Hospital Emílio Ribas, em Guarujá, que é referência regional. O resultado do exame que identifica o vírus deve sair em até três dias.
PROTOCOLO
O Município recebeu em janeiro o protocolo do Ministério da Saúde sobre manejo clínico dos casos suspeitos de Coronavírus. Baseado neste manual, a Sesau realiza capacitações com os profissionais de saúde sobre prevenção, diagnóstico e acompanhamento de casos suspeitos.
Seguindo ainda este protocolo, a Sesau criou um fluxo para atendimento de casos suspeitos na Cidade, que compreende desde a chegada do paciente, coleta de exames, definição de internação em hospitais de referência ou isolamento residencial.
Também foram providenciados kits (óculos de proteção, luvas, avental e máscaras N95) para os funcionários, além de quarto para isolamento de pacientes no Hospital Municipal.