São Vicente: IPT finaliza laudo técnico sobre a Ponte dos Barreiros; falta Justiça liberar tráfego
Por #Santaportal em 26/06/2020 às 14:09
SÃO VICENTE – A Prefeitura de São Vicente informa que, na quinta-feira (25), tomou conhecimento do parecer técnico elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre a primeira fase de recuperação da Ponte dos Barreiros. Porém, ainda aguarda o anúncio oficial do resultado, bem como a decisão da Justiça, quanto ao pedido para a reabertura do equipamento.
Com parecer favorável, será possível reabrir a ponte para o tráfego de veículos de pequeno porte e ônibus. Tudo depende da Justiça, que interditou o local em 30 de novembro do ano passado para quaisquer veículos com base em laudo do IPT, obrigando as pessoas a longas caminhadas diárias. O Santaportal antecipou o assunto no final da noite desta quinta-feira (25).
Ressalta-se que, por meio do parecer técnico, o IPT anuncia que considera válidos os documentos apresentados, por atender às normas técnicas e aos procedimentos adotados para elaboração, sobretudo do projeto executivo com análise e simulações utilizando-se de parâmetros compatíveis com o tipo de estrutura.
Os relatórios e resultados de análises laboratoriais dos materiais empregados nas obras emergenciais também ?foram considerados coerentes com os procedimentos normatizados?.
Ainda, quanto à qualidade técnica do reforço executado (execução das obras) do ponto de vista geométrico do encamisamento e seu aspecto visual, superfície cilíndrica exposta acima do nível d?água do canal, ?não foram observadas anomalias construtivas, e apresentam aspecto normal para esse tipo de obra civil?.
O IPT segue em seu parecer, informando que a Ponte dos Barreiros está apta a receber o tráfego de veículos de até dois eixos, com peso bruto total de até oito toneladas por eixo e com velocidade limite de 40 km/h, em toda sua extensão de 623 metros, nas duas faixas de tráfego, nos dois sentidos.
Obras
Na reforma emergencial foram feitos reparos nas 52 estacas, ao custo de R$ 5,7 milhões liberados – e já pagos – pelo Governo Federal. Ainda há uma segunda etapa de obras da Ponte dos Barreiros e está quase pronto o projeto executivo para a execução. Ela está prevista para 12 meses, mas a intenção é entregar antes do prazo.
Ao todo, o Governo Federal anunciou investimento de R$ 57,3 milhões para a recuperação da Ponte dos Barreiros. O restante da verba será liberado de acordo com a execução da obra.