São Vicente anuncia fim do Crei e abertura de novo Hospital Municipal na Linha Vermelha

Por Santa Portal em 07/12/2021 às 18:43

(Foto: Isabel Franson / Santa Cecília TV)
(Foto: Isabel Franson / Santa Cecília TV)

A prefeitura de São Vicente anunciou, nesta terça-feira (7), o fim do Crei, e a abertura do novo Hospital Municipal na Linha Vermelha. Em coletiva de imprensa, o prefeito Kayo Amado (Pode), a vice-prefeita Sandra Conti e a secretária de Saúde, Michele Santos, apresentaram os novos projetos para a Saúde na cidade.

O Crei deixará de ser o Hospital Municipal, e a nova unidade, na Linha Vermelha, contará com mais de 100 leitos. Segundo a prefeitura, o prédio da unidade na Linha Vermelha, construído na gestão anterior, não teve qualquer planejamento orçamentário, e estava vazio até hoje, e agora passará por uma ampliação e reforma para adequar as futuras funções.

Hospital Municipal de São Vicente projeto
(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

As obras têm prazo estimado de conclusão até o segundo semestre de 2022. Os pacientes crônicos, de UTI e ala covid do Crei passarão a ser transferidos para o novo Hospital Municipal na Linha Vermelha já em dezembro de 2021.

“Minha principal preocupação com o Crei não é o médico, nem o equipamento, é o prédio que não tem AVCB. Outro dia caiu um pedaço do teto, que estava há 10 anos condenado, sendo remendado. Uma ideia que nunca me desceu, local ruim para urgência emergência”, disse o prefeito em coletiva de imprensa.

“A história do Crei, muito em breve, chegará ao fim e São Vicente terá, de uma vez por todas, um hospital de verdade”, completou.

A estrutura do Crei será aproveitada para outros serviços de saúde, e assim a prefeitura poderá se desfazer de outros equipamentos que atualmente funcionam em imóveis alugados.

Novo Complexo de Saúde de São Vicente

Com a estruturação do novo Hospital Municipal de São Vicente, na Linha Vermelha, a prefeitura dará início ao novo Complexo de Saúde de São Vicente na unidade. O local terá Centro de Atendimento em Traumatologia e Ortopedia (CATO), Centro de Apoio ao Diagnóstico (CAD), Centro de Reabilitação (Reabilitar) e Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Mater.

“Os pacientes de internação hospitalar serão transferidos para o Municipal da Linha Vermelha, para que possamos reformar o endereço do Crei aqui no Centro para o Pronto Socorro Central de São Vicente”, explicou Kayo Amado.

Crei passa a ser Pronto Socorro Central

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

A desativação do Crei será necessária para que o imóvel seja reformado e possa dar lugar ao novo Pronto Socorro Municipal. De acordo com a prefeitura, o prédio passará por uma intensa reforma e modificação. 

As instalações precárias darão lugar a estruturas mais modernas e eficientes. 

Outras ações

Durante a coletiva, a prefeitura ainda destacou a realização de adequações como o pagamento de salários atrasados da gestão anterior aos trabalhadores da saúde; pagamento de mais de R$ 22 milhões em dívidas com fornecedores; ampliação dos leitos covid, de 19 para 47, e a inauguração da Ala Covid no Hospital São José.

Outros feitos mencionados foram a contratação de mais médicos para o Samu, que passou de sete para 14 funcionários, e a entrega de novos equipamentos para a Maternidade Municipal, camas hospitalares para o Crei e para o Hospital Dr. Olavo no Humaitá.

Saúde mental

O Ambulatório Irmã Dolores, que presta atendimento em saúde mental atualmente no Município, será desativado. Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, os casos menos graves serão direcionados às UBSs, e os casos mais complexos serão direcionados aos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. Com isso, os atendimentos ficarão mais perto de casa, com mais rapidez e menos fila.

Zoonoses

Zoonoses São Vicente
(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

Será realizada, também, a reestruturação da Zoonoses. De acordo com a prefeitura, o atual prédio da zoonoses foi entregue para a gestão atual em condições extremamente precárias. Por isso, ele será demolido e dará lugar a uma nova edificação, com melhores condições estruturais, de equipamentos e equipe.

O objetivo é oferecer um atendimento digno e justo para os animais da cidade. Enquanto as obras são realizadas, a Zoonoses será alocada provisoriamente no antigo Centro de Convenções.

Área Continental

Na Área Continental, também haverá uma nova estruturação dos serviços de saúde.

Hospital Humaitá – O Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura será reestruturado e terá uma grande ampliação de equipamentos e equipe. O número de leitos vai dobrar, de 20 para 40, e a unidade passará a oferecer exames com melhor qualidade, como ultrassom e tomografia computadorizada.

Pronto Atendimento do Rio Branco – Serão oferecidos os atendimentos em Pediatria e Ortopedia, que atualmente não estão disponíveis na Área Continental, além de Clínico Geral e Odontológico.

Com estrutura mais moderna do que as estruturas oferecidas anteriormente, o Pronto Atendimento do Rio Branco contará com mais médicos e enfermeiros.

Unidade Mista do Humaitá – Ao contrário das fake news propagadas, a atual gestão municipal não planejava fechar a unidade de saúde do Humaitá, mas sim encontrar uma maneira de ampliar o atendimento. Dessa maneira, a UBS Humaitá passa a ser a Unidade Mista do Humaitá, que funcionará 24 horas, da seguinte forma:

Como Unidade Básica de Saúde

  • De segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 13h. Como Pronto-Socorro
  • Demais horários, além de domingos e feriados.

Unidade Mista do Parque das Bandeiras

Ao contrário das fake news propagadas, a atual gestão municipal não planejava fechar a unidade de saúde do Parque das Bandeiras, mas sim encontrar uma maneira ampliar o atendimento. Dessa maneira, a UBS Parque das Bandeiras passa a ser a Unidade Mista do Parque das Bandeiras, que funcionará 24 horas, da seguinte forma:

Como Unidade Básica de Saúde: De segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 13h.

Como Pronto-Socorro: Demais horários, além de domingos e feriados.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

As ambulâncias ficarão de prontidão nas Unidades Mistas do Humaitá e Parque das Bandeiras, melhorando assim, o tempo de resposta dos atendimentos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.