São Vicente é pioneira na Baixada em adotar "tops maternais"
Por #Santaportal em 03/04/2015 às 12:24
SÃO VICENTE – Há três semanas a Secretaria da Saúde de São Vicente implantou uma nova técnica na Maternidade Municipal, que é co-gerida pelo Instituto Acqua. Trata-se do Top maternal, projeto inédito na Baixada Santista. O acessório é feito de algodão e é colocado na mulher no instante que ela entra em trabalho de parto, incentivando o contato pele a pele.
A criança é colocada no Top e se conecta com a mãe, aproximando o bebê do bico do seio da mulher e o levando a buscar o caminho dos seios para mamar, logo depois do trabalho de parto.
O Top faz parte do parto humanizado e produz efeitos psíquicos e afetuosos através do contato pele a pele entre a mãe e o bebê. Desde que foi implantada, a nova técnica é elogiada pelas novas mamães e pelos funcionários da Maternidade.
Além do contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido, a Maternidade também inseriu na rotina das pacientes outros serviços que fazem parte do parto humanizado, o incentivo a amamentação e a inserção do acompanhante no quarto, levando a mulher a dividir esse momento especial.