São Vicente confirma terceiro caso de varíola dos macacos

Por Santa Portal em 09/08/2022 às 20:27

Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos
Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos

Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado em São Vicente nesta terça-feira (9). A informação é da secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que informou que a cidade totaliza três casos da doença.

Na Baixada Santista, há 15 casos no total, ainda segundo o Estado, que contabiliza seis casos em Praia Grande, cinco casos em Santos, três em São Vicente e um em Itanhaém.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau), esse terceiro paciente que teve a doença confirmada é vicentino, porém a notificação foi feita no município de São Paulo. A Sesau recebeu a notificação do Estado nesta tarde e já iniciou o processo de monitoramento do paciente e de pessoas que tiveram contato com ele.

A pasta ainda reforça que segue um rígido protocolo quando há algum caso suspeito. O procedimento inclui atendimento clínico minucioso, isolamento do paciente, notificação do caso, coleta de exames e monitoramento do paciente e de pessoas que tiveram contato direto com o suspeito.

Para o atendimento de casos suspeitos, a Sesau disponibiliza 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) e três unidades de Pronto Atendimento (Crei, Parque das Bandeiras e Humaitá), que funcionam 24 horas.

Para evitar o contágio, a Sesau alerta para os cuidados que as pessoas devem ter, como higienização das mãos e uso de álcool em gel, evitar o contato íntimo e pessoal com pessoas que apresentem lesões na pele, não compartilhar copos, talheres, roupas de cama, toalhas, objetos pessoais ou sexuais, e o uso de máscaras para a proteção da saliva de casos confirmados.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.