Santos tenta devolver 11 mil testes rápidos após resultados falsos de coronavírus

Por #Santaportal em 10/08/2020 às 17:37

SANTOS – A Secretaria de Saúde de Santos tenta devolver as 11 mil unidades restantes dos testes rápidos adquiridos no final de junho, depois que os exames apresentaram elevados índices de resultados falsos positivos e negativos.

De acordo com a Prefeitura, os testes rápidos utilizados desde julho são de uma marca diferente em relação as testagens anteriores. A troca havia sido feita para que fosse possível identificar se o paciente teve ou não contato com o coronavírus e se poderia transmitir a doença. A marca anterior dos testes apenas indicava se havia anticorpos presentes no organismo do paciente que passou pela testagem.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não irá mais usar os testes do modelo Leccurate, da Lepu Medical Technology, utilizada na testagem rápida na Câmara Municipal, onde houve resultados avaliados pela pasta como fora do padrão habitual.

A SMS enviou parecer técnico à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atestou a qualidade e eficácia dos referidos testes, e também comunicou o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual. A empresa fornecedora (Aura Med) também está sendo notificada pela Saúde para a devolução dos recursos.

A pasta ressalta que novas blitze com testes rápidos serão realizadas, mas com outros tipos de testes rápidos. As pessoas com sintomas de covid-19 devem procurar a rede de saúde, onde pode ser feito o teste RT-PCR (laboratorial).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.