Santos registra a primeira morte confirmada pelo novo coronavírus; cidade tem 66 casos
Por #Santaportal em 01/04/2020 às 18:39
CORONAVÍRUS – Santos registra a primeira morte de residente com Covid-19. O paciente de 79 anos, que estava na Unidade de Terapia Intensiva de hospital privado da Cidade, faleceu hoje. O resultado positivo da doença já havia sido divulgado, ontem pela Prefeitura de Santos após notificação do laboratório prestador do hospital, que é reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde para o diagnóstico do novo coronavírus. Por isso, não há necessidade de contraprova do Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório estadual de referência.
O paciente apresentou sintomas da doença, a partir do dia 24 de março, e deu entrada no hospital no dia 25. Ele tinha comorbidades, doenças associadas (hipertensão e diabetes), e não há informações, até o momento, de viagem ao exterior ou contato com outras pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19. A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos seguirá investigando o caso.
Mais três mortes de residentes de Santos serão investigados pela Seviep, dois deles de pacientes que morreram em hospital municipal (mulher de 86 anos e homem de 72 anos), e um paciente que faleceu em hospital particular (homem de 77 anos). Ao todo, 12 óbitos de moradores de Santos estão em investigação e outros 15 de moradores de outras cidades ocorridos em hospitais situados em Santos.
CASO DO ESTIVADORES
O Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, comunica com pesar que registrou nesta quarta-feira (1/4) o falecimento de um paciente com suspeita de coronavírus que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva da Instituição em decorrência de síndrome respiratória aguda. O paciente, do sexo masculino, era morador de São Vicente e tinha 42 anos.
O paciente, que possuía comorbidades como hipertensão e obesidade, veio transferido da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Noroeste e teve, neste local, o swab colhido para realização de teste para COVID-19. A UPA Noroeste notificou os órgãos competentes sobre a suspeita de coronavírus e o Hospital aguarda os resultados que serão enviados pela Vigilância Epidemiológica.
O Complexo Hospitalar dos Estivadores lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso com o atendimento humanizado baseado em qualidade e segurança do paciente e informa que foram adotadas todas as medidas médicas e assistenciais para a preservação da vida do paciente.
NOVOS CASOS
Nesta quarta (1º), a Seviep recebeu 17 notificações de casos positivos de Covid-19 em moradores de Santos. Até terça (31), eram 49, e agora são 66 ? aumento de 34,6% em um dia. O número de casos suspeitos passou de 345 para 361 (+ 4,6%); e o de pacientes internados, de 58 para 80 (+37,9%). Dos 80 internados, 25 estão em leitos de UTI. Um total de 12 casos suspeitos também foi descartado após resultados de análises laboratoriais. Eram 68 descartes até terça (31) e, nesta quarta (1), são 80.