Santos recebe corrida com participação especial de cães, na primeira prova CaniCross do litoral

Por Santa Portal em 12/03/2026 às 11:00

Será a primeira vez que cães e tutores vão correr juntos em uma prova oficial de CaniCross na Baixada Santista. E a participação especial dos 50 atletas de 4 patas será somente a cereja do bolo da corrida, que deve ter 1000 atletas amadores e profissionais, porém, sem acompanhamento de animais. E as inscrições já estão abertas.

O 1º Ômega Pet Run e CaniCross vai acontecer em 19 de abril de 2026 (domingo), com largada e chegada na Praça Ruy Barbosa, no Centro de Santos. Estão previstas duas saídas: às 6h45 para o CaniCross e às 7h10 para os demais participantes da prova. Serão 5km de percurso para os humanos.

Segundo a idealizadora do evento, Caroline Augusto Roque, proprietária da Ômega Imagem Veterinária, a prova é para qualquer pessoa com saúde e algum preparo físico, já que haverá a possibilidade de optar por completar o percurso com caminhada. E o trajeto será em terreno plano, o que favorece os iniciantes. “Não é preciso ter um cão atleta para participar. Pelo contrário! Basta gostar de animais e querer cuidar da sua saúde”, afirma a médica veterinária. “Antes da corrida oficial, haverá a saída dos animais. E será uma grande festa!”, complementa. 

No CaniCross, a participação é limitada. Serão 50 vagas para cães corredores, em formato descrito pela organização como uma apresentação da modalidade para o público. Nesta categoria, cão e tutor correm conectados por equipamentos próprios e seguem regras específicas. Para se inscrever, é necessário já ser praticante de CaniCross e ter os itens da modalidade, como arnês (peitoral próprio para corrida) e cinturão, entre outros.

A largada do CaniCross está prevista em 25 saídas em duplas, com intervalos de 10 segundos. A modalidade é destinada a cães acostumados à prática de exercício físico; filhotes com menos de um ano não podem participar, e cães idosos não entram no perfil previsto. “Se o tutor quiser, já pode se inspirar com a corrida e começar a praticar o canicross agora e, ano que vem, participar conosco”, diz Caroline.

O evento foi pensado como uma forma de apresentar o CaniCross aos tutores da Baixada Santista. Adepta da modalidade em parceria com seu cachorro “João”, a veterinária acredita que muitos atletas podem se interessar em conhecer o CaniCross. “Vivemos em uma região onde há mais de 500 mil animais domésticos, entre cães e gatos. A modalidade é sinônimo de saúde para o tutor e seu companheiro, além de ser uma delícia de se praticar. Por isso, merece ficar cada vez mais conhecida”.

“E para os demais corredores que são ‘pais de pets’, sugerimos que alguém leve seu companheiro de quatro patas para esperar na linha de chegada. Montaremos um espaço pet friendly, com pista de agility e parquinho para os pets”, finaliza a organizadora.

Durante a corrida, também será realizada uma ação solidária. Haverá ponto de arrecadação de ração, roupinhas, camas e itens diversos para pets em situação de vulnerabilidade. Será oferecida uma aula de alongamento antes da corrida e de FitDance após a prova, pela academia Bluefit. 

As inscrições serão feitas pelo site do evento.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.