Santos divulga agenda 2030 para desenvolvimento sustentável

Por Santa Portal em 27/04/2022 às 16:19

Fabiano Roma/TV Santa Cecília
Fabiano Roma/TV Santa Cecília

A Prefeitura de Santos divulgou, na manhã desta quarta-feira (27), a agenda 2030 de desenvolvimento sustentável, um programa de ações coletivas que serão produzidas pelos conselhos para cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvido pela Organização das Nações unidas (ONU). Durante a coletiva, foi assinado o projeto de emenda que incorpora essas ODSs a lei orgânica do município.

A solenidade aconteceu na Associação Comercial de Santos, no Centro da cidade, e reuniu, além do prefeito Rogério Santos, o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório, e Ergon Cugler, membro da Comissão da Agenda 2030 (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto de lei assinado pelo prefeito inclui os ODSs a lei orgânica do município. Isso faz com que Santos se torne a primeira cidade do Brasil a transformar essas normas em lei. Desenvolvidos pela ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criadas na Conferência Rio 2012, em que vários países assinaram um pacto global de cooperação, intitulada Agenda 2030. No encontro foram estipulados 17 objetivos, 169 metas e 232 indicadores.

Entre os objetivos, estão a irradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem estar; educação de qualidade, igualdade de gênero; água potável e saneamento, energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; e redução das desigualdades, entre outras.

Para implementá-lo, a cidade criou o programa Diálogo Sustentável, que debateu por quase um ano as ações coletivas que deverão ser produzidas pelos conselhos para cumprimento dos ODSs. Essas medidas visam estreitar as relações entre a Administração Municipal e o Controle Social, que funciona por meio dos Conselhos Municipais.

Para uma atuação mais completa, a iniciativa também promove maior interação entre os conselhos. Ao longo do ano, foram realizados vários encontros, divididos em sete módulos, nos quais foi estabelecida uma rede colaborativa para alinhar os pontos em comum em cada um dos conselhos. De acordo com o município, o plano de ações está pronto, e por agora, resta o trabalho de integração.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.