Santos decreta fechamento do calçadão da orla da praia
Por #Santaportal em 19/03/2021 às 10:31
SANTOS – O prefeito Rogério Santos anunciou, nesta sexta-feira (19), que o calçadão da orla da praia será interditado a partir da 0h deste sábado (20). Em entrevista concedida ao GloboNews, o chefe do administrativo disse que o objetivo é evitar aglomerações e diminuir a circulação de pessoas nas ruas durante a fase emergencial do Plano São Paulo.
A instalação de gradis nos acessos foi iniciada na manhã desta sexta (19) e complementa o bloqueio a toda extensão da faixa de areia, adotado no último sábado (13). O uso dos parques públicos também foi proibido desde o dia 15. As medidas refletem o crescimento exponencial de casos de covid-19 e internações causadas pela doença.
A medida foi decidida após a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que aconteceu por videoconferência na tarde de quinta-feira (18), com todos os prefeitos da Baixada Santista.
No último domingo (14), o prefeito Rogério Santos (PSDB) disse em live nas redes sociais que a liberação do calçadão, mesmo com a interdição das praias no sábado (13), foi um voto de confiança na população, e que se fosse necessário, a interdição do calçadão não estava descartada.
Fiscalização
A GCM, com apoio da PM, orienta os munícipes sobre a proibição de uso destes espaços. Em caso de descumprimento, o infrator poderá ser encaminhado ao distrito policial. Em casos de uso inadequado das máscaras de proteção, a multa é de R$ 300. O Artigo 268 do Código Penal estabelece como crime o ato de infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Este crime é passível de multa (estabelecida pela Justiça) e detenção de um mês a um ano.