Ladrões furtam crânios de homem e mulher em cemitério público santista
Por Santa Portal em 17/07/2023 às 11:26
Os crânios de um homem e uma mulher sepultados no Cemitério da Areia Branca, na Zona Noroeste, em Santos, foram furtados. O delito macabro foi descoberto durante vistoria realizada por funcionários do próprio equipamento público municipal. A Polícia Civil investiga o caso, mas ainda não tem pistas da autoria.
Acompanhada de uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), uma chefe de seção do cemitério compareceu à Central de Polícia Judiciária (CPJ) no domingo (16) à tarde e comunicou o episódio, que será investigado pela equipe do 5º DP. Segundo a servidora, na vistoria foi constatada a violação das urnas funerárias 27 e 39 do ossuário nº 63.
Também houve a verificação de que os cadáveres de um homem (L.A.T.) e de uma mulher (R.S.S.) tiveram os crânios furtados. A delegada Cláudia Santana Barazal solicitou perícia no ossuário e registrou o caso como furto de cadáver ou de parte dele. O crime é previsto no artigo 211 do Código Penal e punível com reclusão, de um a três anos, e multa.
Em nota, a Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) informou que a GCM foi acionada para registrar o furto e que a ocorrência já está sendo investigada pelas autoridades policiais. Ainda de acordo com a nota, as famílias responsáveis pelos carneiros (sepulturas) furtados já foram comunicadas sobre o ocorrido.
De acordo com a Sepref, está em trâmite a publicação do edital para a contratação de 14 novos funcionários para fazer a segurança patrimonial dos três cemitérios municipais.
O Cemitério da Areia Branca, bem como os demais cemitérios municipais, recebe patrulhamento da GCM e é monitorado por câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Município.
Na madrugada do último domingo (16), a GCM deteve dois indivíduos por furto de peças de jazigos do Cemitério da Filosofia, no Saboó, após denúncia por meio do telefone 153.
Os agentes municipais foram ao local e abordaram os suspeitos nas imediações do equipamento. Em revista, foram encontrados cinco ornamentos de bronze. Os homens foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ), ficando à disposição da Justiça. (EF)