24/06/2021

Apresentadora ressalta importância da doação de sangue: "salvou minha vida"

Por Noelle Neves em 24/06/2021 às 11:39

Dois filhos pequenos. Uma faculdade. Três empregos. Sentir fraqueza, tontura e dor de cabeça parecia normal para quem tinha uma vida tão agitada. Esse pensamento era o que confortava a apresentadora Carolina Lários Soldan, de 36 anos.

Carol, como é conhecida, só começou a levar a sério os sintomas, quando desmaiou enquanto tomava café da manhã. Sem forças e desacordada, precisou ser levada para o hospital pelo pai. Chegando ao local e após alguns exames simples, o que parecia “de boa” não era tanto assim. Ela estava com leucopenia, uma doença que causa a redução do número de leucócitos no sangue.

A apresentadora fez a cirurgia bariátrica quando era mais jovem. Mas por conta da falta de rotina no dia a dia, acabou descuidando da saúde. O resultado foi: má alimentação e poucas horas de sono.

“A gente nunca espera que vá precisar. Recebi o diagnóstico e fiquei bastante surpresa. Uma coisa é quando você nasce com alguma condição que exija isso ou até mesmo em um acidente. Mas não foi o caso. Foram 15 dias internada, recebendo transfusão. Por sorte, o hospital tinha meu tipo sanguíneo e recebi todo o respaldo que precisava para me recuperar”, lembrou em entrevista ao Santa Portal.

A equipe médica, de acordo com Carol, solicitou a divulgação da necessidade da doação para repor o que foi gasto no tratamento de leucopenia. Na época, trabalhava em uma emissora e fizeram mutirão. Mas nem todos os quadros são assim.

“Eu sempre fui muito consciente sobre a importância da doação. E doei sangue até quando puder. Mas nem todo mundo é assim. É preciso se colocar no lugar de quem precisa, das famílias… Qualquer dia, pode ser seu marido, seu filho. Não imaginamos as coisas que podem acontecer. Doar sangue salva vidas”, concluiu.

Critérios para doação de sangue em Santos

  • Estar em boas condições de saúde é fundamental para a doação de sangue;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente (CNH, RG, etc).

Conheça outros critérios.

Onde doar sangue em Santos

  • Hospital Guilherme Álvaro

Horário: 8h às 12h30

Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 197 – Boqueirão, Santos

  • Santa Casa de Santos

Horário: 7h as 16h

Endereço: R. Almeida de Morais, 222 –  Vila Matias, Santos

É possível agendar a doação no (13) 3202-0600, no ramal 1218

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.