A maior festa da comunidade portuguesa na Baixada Santista, o Dia de Portugal será comemorado domingo (27),  pelo segundo ano consecutivo, em formato virtual, com live das 12h às 15h, pelo Facebook do Dia de Portugal e pelo YouTube do Centro Cultural Português. Haverá apresentações de fadistas e grupos musicais, além de vídeos de ranchos folclóricos.





As imagens da live serão do Centro Cultural Português: os shows, em seu Teatro Arménio Mendes, e a apresentação do evento, no recém-restaurado Salão Camoniano, com a condução de Eduardo Ladeira e José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa.





“A festa beneficente visa resgatar a cultura portuguesa na região e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista, além de arrecadar fundos para escola, que assiste 120 crianças em período integral e completa 100 anos no próximo mês”, destaca ele.





Culinária





A Escola Portuguesa venderá os tradicionais doces típicos e as encomendas poderão ser feitas até quinta-feira (24) pelos telefones (13) 3234-2912, 3221-5980, 3222-7468 e 3222-7469 ou nos WhatsApp (13) 99642-2939 e (13) 97418-5091. As caixas de pastéis de Belém (com seis unidades cada) serão vendidas a R$ 45,00 para retirada na escola, domingo, ou R$ 50,00 para entrega.





O almoço de domingo também poderá ser típico, já que quatro restaurantes estão cadastrados para a festa: Tasca do Porto, Restaurante Almeida, Bar Goiás e Padaria Santa Cecília. Quem quiser, pode também encomendar kits de vinhos portugueses e petiscos para degustar durante a live, especialmente preparados pelo Laticínios Marcelo e a distribuidora Vinhos e Tais. As encomendas de pratos e vinhos deverão ser feitas com antecedências para que as entregas sejam programadas.





Apresentações musicais





O primeiro show da live ficará por conta da Andreza Mariano e Banda. Na sequência, Ana Carla Lemos cantará os tradicionais fados e a banda Canto Portugal apresentará o melhor de vários estilos da música portuguesa.





Dando continuidade, a Canto Portugal convidou os músicos Marcos Canduta (violão) e Débora Gozzoli (flauta), que formam o Choro de Bolso, para juntos interpretarem músicas conhecidas do público admirador da cultura portuguesa. Para encerrar, a Banda Alma Lusíada, que conta com componentes de grupos folclóricos e músicos.





Nos intervalos dos shows, serão exibidos vídeos de ranchos folclóricos da região, com modas bailadas e cantadas. Entre eles, Cruz de Malta, Verde Gaio, Veteranos Apaixonados pelo Folclore, Tricanas de Coimbra, Associação Atlética Portuguesa, Típico Madeirense e Casa de Portugal de Praia Grande.         





Escola portuguesa





A instituição atende, exclusivamente, crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.





Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar e aulas de informática educativa e recreação diversa.





A manutenção da Escola Portuguesa é feita com a contribuição de 218 padrinhos, que arcam com 35% das despesas. A Prefeitura de Santos contribui também com 35% e os 30% restantes são apurados por meio de eventos como almoços, jantares e festas, enfatiza o presidente José Augusto do Rosário.





Quem quiser ajudar a Escola Portuguesa também pode contribuir com doações de qualquer valor pelo link http://vaka.me/2146340 ou pelo QR Code a ser divulgado durante a live.