Santos atende quase cinco mil pessoas com diabetes
Por Anna Clara Morais em 14/11/2025 às 06:00
Quase 5 mil moradores de Santos com diabetes são acompanhados regularmente pelas policlínicas da cidade por meio do Programa Hiperdia, que monitora e orienta pacientes com a doença. O serviço é aberto a qualquer pessoa com diagnóstico confirmado: basta procurar a unidade mais próxima de casa. A atualização dos dados acontece no Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14).
Em todo o Brasil, conforme dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente mais de 13 milhões de pessoas que convivem com a doença, o que representa cerca de 6,9% da população e, segundo a endocrinologista Dinah Politi, as pessoas mais afetadas são aquelas com histórico familiar, acima do peso, que mantém uma alimentação rica não só em açúcar como doces, por exemplo, mas em carboidratos também, no caso dos pães e massas, além de pessoas que não fazem nenhuma atividade física.
“A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue, com isso, o corpo tem dificuldade na produção de insulina”, explica.
Ainda segundo a médica, os sintomas mais comuns são sede excessiva, urinar várias vezes ao dia, cansaço, visão embaçada e até perda de peso sem explicação. A falta de controle pode gerar complicações sérias.
“Os problemas podem afetar principalmente o coração, com o infarto, AVC – problemas nos rins, na visão e até amputações de membros”.
No entanto, a boa notícia é que é possível se prevenir apenas através de uma alimentação equilibrada, atividade física regular e acompanhamento médico, com os exames de rotina.
“A importância da conscientização da diabetes é prevenir que a doença se instale e as complicações relacionadas a ela aconteçam”, finaliza.