Santa Cecília TV transmite ao vivo missa em louvor a Santo Expedito; Assista ao vivo
Por Santa Portal em 19/04/2024 às 06:00
Em louvor ao Dia de Santo Expedito, a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Santos, preparou uma programação completa com missas, adorações e barracas de comida e artigos religiosos para esta sexta-feira (19). Os fiéis poderão acompanhar a celebração eucarística das 16h, ao vivo, pela Santa Cecilia TV.
Expedito carrega uma multidão de devotos em diversos países. O padre Sebastiano Franciulli explica que o mártir armênio canonizado ficou conhecido e é invocado como o santo das causas urgentes e impossíveis. Ou seja, resolve os problemas com rapidez.
“É o santo da última hora. Além de ser o protetor dos militares, jovens, estudantes, viajantes, enfermos e tantos outros que invocam e pedem sua intercessão junto a Jesus Cristo”, enumera o pároco da Coração de Maria.
As missas ocorrerão às 7h30, 12h, 16h e 19h. A programação também conta com a Hora-Santa, às 10h, e a Récita do Terço da Misericórdia, às 15h. Barracas com bolo de Santo Expedito, refrigerantes, água, mini-pizzas, doces e salgados diversos, bem como artigos religiosos, velas e flores estarão disponíveis durante o dia.
A Paróquia Imaculado Coração de Maria fica na Avenida Ana Costa, 74, na Vila Mathias.
Santo Expedito
Santo Expedito foi martirizado na Armênia, no século II. Ele era militar e morreu decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano. Antes da conversão, o mártir levava a vida na procrastinação, até que recebeu um chamado divino, através de um sonho.
“No sonho, um corvo, representando o espírito do mal, grasnava diante dele a palavra “Cras”, do latim, que significa “Amanhã”, deixe sua conversão para amanhã. Porém, de repente, Expedito decidiu e pisoteou o corvo dizendo “Hodie”, que significa “Hoje”. O comandante Expedito acordou do sonho e confirmou sua conversão”, conta Franciulli, explicando a origem da alcunha ‘Santo das causas urgentes’.
Convertido, ele continuou por um tempo ainda chefe da 12ª Legião Romana, conseguindo converter seus soldados também ao cristianismo. “Santo Expedito mostrou, com a vida, que nunca devemos deixar para amanhã nossas obrigações de cidadãos e de cristãos, uma vez que só dispomos do hoje e do momento presente”, conclui o sacerdote.