Sangue Jovem promete desfile técnico e intenso ao homenagear ‘Leoa do Samba’
Por Beatriz Araujo em 23/01/2023 às 11:35
A fé e a trajetória de Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre, escola de samba de São Paulo, darão vida ao enredo da Sangue Jovem. A escola, que desfilará na passarela Dráuzio da Cruz durante o segundo dia do Santos Carnaval 2023, no grupo especial, promete um desfile técnico e intenso.
“A mensagem que queremos passar é de que a Solange, realmente, representa toda a força da mulher brasileira”, ressalta o presidente da Sangue Jovem, Fábio Przygoda. No samba-enredo, a homenageada é reverenciada como a ‘Leoa do Samba’.
Com 15 alas, a escola contará com 1100 participantes. A agremiação conta com Chitão Martins como intérprete, Muryel como Rainha da Bateria e Ronaldo Balio como Mestre de Bateria. Além disso, também estará presente Solange Cruz, a homenageada.
Segundo o presidente, o investimento previsto é de 350 mil, com geração de 30 empregos diretos. “Será o carnaval da retomada”, acredita Przygoda, que encara a questão financeira como um dos principais desafios para este ano. Para ele, o alto custo dos materiais utilizados atrapalha o processo, mas possibilita que a criatividade do carnavalesco seja fomentada.
Misto de sentimentos
Dentro do permitido no regulamento, a Sangue Jovem irá homenagear o Rei Pelé, que morreu no fim do ano passado. O assunto não terá um foco maior por não se enquadrar no enredo da escola.
“Será uma mistura de sentimentos da alegria, que o carnaval transmite, com a tristeza pela lembrança daqueles que não estão mais conosco”, ressalta Przygoda.
Samba-enredo
No nome a Cruz… Na Mão, o Terço… De Sangue e Alma Jovem, eis Solange, a Leoa do Samba
Compositores: Jairo Roizen, Chitão Martins, Igor Vianna,Thiago Morganti, Edson Daffé e Thiago Meiners
Tristeza já partiu e foi embora
À benção de Deus, sorriso no olhar
Se a fé está em cada um de nós
Basta querer, acreditar…
Em prece, divino anjo desce pra iluminar
Crer em todo sonho é reencontrar
A paz e a esperança no Rosário
Senhora, faz desse meu peito, tua morada
A chama que conduz a caminhada
TEM ALMA GUERREIRA, FLOR MULHER
NO TERRENO A DESABROCHAR
OS FUNDAMENTOS DA FÉ INFINITA
A DEVOÇÃO QUE BRILHA NO ALTAR
Mistura de raças, saberes e arte
A liberdade da doce menina
O samba não tem dia e não tem hora
Quando o cavaco chora é poesia
Sambista de corpo e alma para a sua Mocidade
Alegre, orgulho da comunidade
Tingiu de Vermelho o teu coração
Lá vem ela, pra deslumbrar a passarela
A vitória vem da força
E a força da união
LEOA DO SAMBA, CARREGA ESSA CRUZ
TEU SOBRENOME É A FÉ QUE CONDUZ
SOLANGE É A LUZ QUE ILUMINA MEU POVO
PRA SANGUE JOVEM SER FELIZ DE NOVO
Carnaval 2023
O Santos Carnaval 2023 acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.
Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmitirá, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.