Sabesp realiza 17 mil serviços para desobstruir ramais e coletores de esgotos

Por #Santaportal em 29/12/2020 às 21:23

BALANÇO – Em levantamento divulgado na última terça-feira (29), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou um total de 17 mil serviços realizados para a desobstrução de ramais e coletores de esgoto em 2020. O número engloba os trabalhos nas noves cidades da Baixada Santista. Numa média diária, isto equivale a 46 atuações.

Segundo a companhia, atualmente, a região possui mais de 3,6 mil km de tubulações (entre redes coletoras, coletores e emissários) e 18 estações de tratamento e precondicionamento, entre outros equipamentos, como 320 unidades para bombeamento (elevatórias), que compõem os sistemas de esgotamento sanitários das nove cidades desta região metropolitana.

Houve, ainda, a lavagem preventiva em 102,4 quilômetros de tubulações.

Trabalhos
Ao longo do ano, as equipes realizaram rotineiramente serviços para lavagem preventiva e desobstrução das tubulações, sendo que o fluxo natural dos rejeitos não entupiria se não recebesse inadequadamente materiais sólidos, como cabelo, papel, preservativo, fio dental, plásticos, tecidos entre os mais variados itens encontrados pelos técnicos durante as manutenções.

Os trabalhos da Sabesp vão além da implementação e aprimoramento dos equipamentos. A conservação e manutenção são contínuas, inclusive para identificar irregularidades nas ligações dos imóveis, que devem estar separadamente conectados ao sistema de esgotamento sanitário e às galerias de drenagem das águas pluviais, o que evita que o descarte irregular contamine rios, córregos e as praias. Para isso, existem métodos que comprovam se estão corretas as instalações sanitárias: em 2020 foram feitos 7.782 testes de corantes na região, além de 6.800 testes com uso de fumaça atóxica em Bertioga e Guarujá e 191,6 quilômetros de tubulações inspecionadas com este mesmo método nos demais municípios. E ainda assim chega lixo nas centenas de unidades para bombeamento (elevatórias) dos esgotos. Desta forma, foram feitas 2.461 limpezas somente em cestos de retenção de sólidos, além de 1.663 limpezas e desassoreamento das demais estruturas das estações elevatórias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.