Santistas reclamam de poluição nas praias de Santos após fim de semana ensolarado

Por Santa Portal em 09/11/2021 às 11:06

O último fim de semana foi de muito calor na região. Imagens de aglomerações nas praias foram comuns e viralizaram nas redes sociais. Mas esse não foi o único ponto que causou espanto na população: o lixo deixado no local causou revolta.

De acordo com a enfermeira Verônica Lopes, de 24 anos, o cenário na praia era triste. “Fui comer em um quiosque de noite e decidi molhar meus pés no mar. O caminho até a água foi cheio de obstáculos. Tinham muitas latinhas espalhadas. Acho que falta consciência de recolher o próprio lixo ao ir embora”, reclamou.

O estudante Luiz Henrique Dias também se revoltou. “Estamos voltando ao normal pouco a pouco. Além de consciência com os protocolos de segurança contra a covid-19, temos que pensar no meio ambiente também. Esse lixo todo acaba no mar, prejudicando a vida marinha. Sem falar que pode ocorrer algum acidente com banhistas por conta do descarte irregular de vidros e latinhas”, refletiu.

A sujeira foi vista em diversos pontos da praia, mas especialmente no Embaré.

A Prefeitura de Santos, em nota, informou que a limpeza na faixa de areia é realizada de domingo a domingo por funcionários da Terracom, com início às 5h, de forma mecânica, com dois tratores, nos quais encontra-se acoplado um rastelo. O trecho apontado, assim com toda a faixa de areia, foi limpo.

“Um dos veículos começa o serviço da divisa em direção à Ponta da Praia e o outro, em sentido contrário. Essa rotina só é alterada quando, na vistoria que precede esse trabalho, o funcionário encarregado identifica grande volume de detritos em um ponto da faixa de areia, que passa a ser atendido prioritariamente. Terminado esse trabalho, os veículos retornam então ao roteiro original”, esclareceu.

A administração municipal ressaltou que a equipe de areia começa a trabalhar às 6h30. “A equipe de varrição, dividida em quatro grupos, também é precedida pelo trabalho de um funcionário, que percorre a faixa de areia para identificar a possível existência de um acúmulo de lixo em algum ponto, que terá prioridade no atendimento. Não sendo esse o caso, uma equipe atua da divisa ao canal 2, outra entre os canais 2 e 3, uma terceira equipe entre os canais 3 e 5, e a última, do canal 5 até o final da faixa de areia, nas imediações do Aquário. Os trabalhos na faixa de areia são encerrados diariamente por volta das 14h30”.

A prefeitura destacou, ainda, a realização de ações voltadas à conscientização ambiental da população. Aos ambulantes que atuam na orla, especificamente, foram interrompidas pela pandemia, porém, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realiza campanhas on-line, por meio das equipes de Educação Ambiental dos parques Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes.

Até agosto deste ano, 355 mil munícipes participaram dessas ações, algumas delas presenciais (retomando aos poucos as atividades) e a maioria, por meio das redes sociais.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.