Recém-habilitada usa placa pedindo paciência a outros motoristas e viraliza na internet
Por #Santaportal em 04/01/2021 às 10:54
SANTOS Giovanna Milito, de 18 anos, viralizou na internet por colocar uma plaquinha no carro pedindo paciência a outros motoristas por ser recém-habilitada. A santista morava nos Estados Unidos e ainda está se adaptando ao trânsito do Brasil, por isso decidiu seguir o conselho da mãe e colar o recado na traseira do carro.
De acordo com Milito, as principais dificuldades incluem o tipo de carro e tamanhos das ruas. Nos EUA, os carros eram todos automáticos e as ruas, mais largas. Aqui, as ruas são mais apertadas e o carro da minha mãe era manual. A primeira vez que sai sozinha, deixei morrer em um cruzamento, as pessoas começaram a buzinar para mim e comecei a ficar nervosa e chorar, relatou.
A situação motivou a professora Iara Milito a recordar uma experiência antiga. Certa vez, a docente foi visitar uma amiga na França e viu um carro com a letra A, que indicava que o motorista era um aprendiz. Então, após relembrar a história, adaptou a solução para facilitar a vida da filha.
Não, imaginei que teria tanta repercussão. A gente sempre via o pessoal tirando foto e pensei que, em algum momento, ia aparecer nas redes sociais. Mas não imaginei que seria algo grandioso… No dia a dia, várias pessoas me parabenizaram por ter tirado a carta, inclusive dois agentes da CET me elogiaram e disseram que estou dirigindo muito bem, contou.
Dica de especialista
O fato levantou um alerta para a conduta no trânsito com recém-habilitados.
Giovanna contou que, no começo, a coisa que mais tinha medo era de deixar o carro morrer ou de passar perto de caminhões. Além dessas questões, troca de faixa, ultrapassagem e fazer baliza são focos de maior medo em motoristas iniciantes. Isso é o que conta o psicólogo Ravi Costa.
Os principais problemas no trânsito estão ligados a fatores emocionais: pressa, medo, estresse… Os iniciantes ficam muito inseguros com a possibilidade de outros motoristas estarem julgando, explicou.
Costa relembrou que as pessoas vivem com pressa e quem tem pressa, não tem paciência. Muitas vezes, a pessoa já saiu atrasada de casa e sequer é o iniciante que a está atrasando, mas a situação em si, faz perder a paciência, buzinar e se estressar, disse.
Segundo o psicólogo, a paciência é fundamental, mas não é a única coisa que pode facilitar a condução para recém-habilitados. Outros motoristas precisam fazer o próprio papel, sinalizar e frear com antecedência, não faz manobras bruscas e adotar a direção defensiva. Os recém-habilitados precisam de tempo maior para dar uma resposta. Quando as coisas são feitas sob pressão, os erros começam a ocorrer, enfatizou.