Projeto do túnel Santos-Guarujá será incluído na desestatização do Porto de Santos

Por Marcela Ferreira em 30/09/2021 às 22:29

Divulgação
Divulgação

Vereadores da Baixada Santista entregaram ao Governo Federal moções de apoio à construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá como alternativa para a ligação seca entre as duas cidades. Após reunião em Brasília, o projeto do túnel deve ser incluído no plano de desestatização do Porto de Santos.

Os representantes da Uvebs, com apoio da deputada federal Rosana Valle (PSB) e da campanha Vou de Túnel, foram recebidos pelo secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, na quarta-feira (29), que garantiu que o projeto do túnel submerso será incluído no processo de desestatização do Porto de Santos, de acordo com Rosana Valle.

“A Uvebs aguardou que as câmaras da região aprovassem essas moções de apoio para que, diante delas, nós elaborássemos um documento. A gente vem acompanhando as tratativas há um bom tempo, e tecnicamente nós somos convencidos de que a melhor opção, considerando a expansão portuária e o aeroporto de Guarujá, é o túnel”, explicou o presidente da Uvebs, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PSDB/Praia Grande).

A ida da comitiva a Brasília teve articulação da deputada federal Rosana Valle, que esteve presente na reunião entre os vereadores e Diogo Piloni. “Foi uma reunião muito positiva, porque o secretário Nacional de Portos demonstrou seu interesse sobre a questão do túnel, e saímos de lá com a certeza de que esse assunto vai avançar”, completou o presidente da Uvebs. 

Segundo Betinho, uma consulta pública será aberta até o início de novembro para tratar deste tema.

A deputada federal Rosana Valle contou que, agora, a moção de apoio ao projeto do túnel será incluída no processo de desestatização do Porto de Santos, com previsão de ter início na metade de 2022.

“Os vereadores fizeram moções nas nove cidades, e o Betinho, presidente da Uvebs, me procurou para levar essas moções ao Ministério da Infraestrutura. Como o ministro está viajando, combinei com o Diogo Piloni para entregar, e eles se reuniram com o secretário. Ele ouviu as reivindicações da Baixada Santista e sobre o túnel. Com a desestatização do Porto, serão contemplados vários modais, e ele garantiu que vai incluir isso no processo de desestatização”, disse a deputada.

A parlamentar ressaltou que a expectativa é de que a desestatização do Porto de Santos movimente R$ 3,2 bilhões na região, e as moções entregues pelos vereadores demonstram o apoio da classe política e das cidades a esse projeto. “O projeto vai ser incluído no processo de privatização do Porto. Foi feito o estudo do modelo, e até o segundo semestre do ano que vem já vai ter dado o ‘start’ da desestatização com o compromisso de que seja construído também o túnel, e eu estou acompanhando tudo de perto”, finalizou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.