Projeto de vereador propõe que turistas paguem para estacionar na orla de Santos; entenda

Por Rodrigo Martins em 19/07/2025 às 12:00

Arquivo/Prefeitura de Santos
Arquivo/Prefeitura de Santos

Um projeto de lei de autoria do vereador Adriano Piemonte (União Brasil) tem causado debates em Santos. Isto porque, a proposta do parlamentar é tornar obrigatório o uso de Zona Azul por veículos emplacados fora da Cidade ao longo da orla da praia. Com isso, os turistas teriam que pagar para poderem estacionar no local.

De acordo com Piemonte, a proposta do PL nº 228/2025 não tem como objetivo punir turistas, ‘mas sim organizar o uso do espaço público e proteger o direito do santista à sua própria cidade’.

“Atualmente, em feriados, finais de semana e durante o verão, é comum ver a orla santista completamente tomada por veículos de outras cidades. Isso gera dificuldade para os próprios moradores estacionarem especialmente nas regiões do José Menino, Gonzaga, Boqueirão e Ponta da Praia bairros que concentram grande parte da atividade turística. Com a aplicação da Zona Azul para veículos de fora, o projeto visa criar maior rotatividade nas vagas e dar prioridade à população local”, explica o texto do projeto.

Além disso, o parlamentar ressalta que a ‘medida tem potencial de gerar receita para o município, a ser reinvestida em melhorias na sinalização, mobilidade urbana e ordenamento do trânsito na orla’.

De acordo com a proposta, a CET-Santos seria responsável pela fiscalização e por garantir a sinalização adequada, de forma a evitar confusão ou autuações indevidas.

“É importante destacar que veículos emplacados em Santos estarão isentos do pagamento, mantendo o livre acesso dos santistas às vagas da Avenida da Praia, desde que respeitadas as normas de trânsito”, afirmou o vereador.

Segundo Adriano Piemonte, a repercussão negativa de parte da população se deve, em grande medida, à falta de compreensão sobre o conteúdo da proposta. “O projeto não é contra o turismo, mas sim a favor do morador de Santos, que tem sido cada vez mais prejudicado em seu próprio espaço urbano. Queremos ordem, respeito e equilíbrio”, argumentou.

Encaminhado para análise da Procuradoria da Câmara, o projeto foi rejeitado, mas voltou para o gabinete do vereador. No entanto, a proposta não foi arquivada e ainda poderá ir a votação.

Para isso, Piemonte pretende derrubar o parecer inicial sobre o assunto e dar continuidade ao projeto de lei. Porém, isso deverá ocorrer somente a partir de agosto, quando os vereadores voltarão do recesso do Legislativo santista. O parlamentar quer colocar a proposta para votação em plenário na Câmara em breve.

Por fim, o vereador reforça que ‘está aberto ao diálogo e que sua intenção é garantir o direito de ir e vir do cidadão santista, sem transformar a cidade em um caos viário em épocas de alta visitação’.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.