Projeto cria desconto para pacientes de cirurgia bariátrica em restaurantes de Santos

Por Santa Portal em 21/10/2021 às 06:05

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash
Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Santos nesta terça-feira (19) prevê desconto de até 50% em restaurantes da cidade para pessoas que foram submetidas a cirurgias bariátricas. A medida vale para “festivais” e “rodízios”.

O projeto é do vereador Zequinha Teixeira (PP), e caso aprovado, ofereceria contrapartidas aos restaurantes que aceitassem a norma. Para obter o desconto, seria necessária comprovação de que o paciente foi submetido à cirurgia.

Segundo explica o vereador no projeto, a Cirurgia Bariátrica é um tipo de cirurgia na qual o sistema digestivo é alterado com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.

Além da perda significativa de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas, com melhoria e cura de doenças como a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, asma, diabetes e colesterol alto.

“Este tipo de cirurgia também está muitas vezes associado a outras vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física”, diz o documento.

A ideia é que as pessoas que passaram pela bariátrica possam participar de refeições nos restaurantes pagando de forma justa por aquilo que conseguem comer após a redução do estômago.

“Dessa forma, o Projeto de Lei tem o objetivo de possibilitar às pessoas que tenham realizado o procedimento cirúrgico de Gastroplatia, a participarem normalmente e de forma isonômica de refeições como “rodízios” e “festivais”, pagando um preço justo e de acordo com o que vão consumir. Pois quem passou pelo procedimento supracitado, tem dificuldade de comer excessivamente porque o estômago perde a capacidade de comportar grandes quantidades de alimentos”, complementa.

Sendo assim, o projeto prevê que os restaurantes que oferecem rodízios e festivais ofereçam, de forma facultativa, participem do “Estabelecimento Amigo do Bariátrico”, que oferece desconto de 50% no preço das refeições àqueles que tenham realizado a gastroplastia.

Para ter direito ao benefício, o consumidor deverá comprovar sua condição através da apresentação de carteirinha, laudo médico ou declaração de médico responsável devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Os estabelecimentos que aderirem deverão incluir no cardápio a respeito da condição.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.