Professora realiza sonho de aluno autista de voar de helicóptero: ‘Deu vida ao sonho dele’

Por Vanessa Ortiz em 04/07/2022 às 06:00

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Apaixonado por helicópteros, o menino autista Pedro Henrique Lins sempre falou para a mãe que um dia iria realizar seu sonho de voar em um. Pois na última semana, o menino, de 10 anos, foi levado pela professora para passear pelo céu de Praia Grande, cidade onde mora. 

Em entrevista ao Santa Portal, a mãe Silvia de Almeida Lins conta que o garoto tem hiperfoco nas aeronaves desde os quatro anos, e sempre que vê algum, corre para olhar. Ele também sabe tudo sobre o funcionamento e potência dos motores. “Esse amor, essa fascinação que ele tinha já nos chamava a atenção”, afirma. 

Pedro demonstra todo esse amor por helicópteros em tudo o que faz: em desenhos, nas sessões de terapia e até na escola. Foi em uma das aulas, que a professora Ângela, da escola municipal Carlos Roberto Dias, percebeu a paixão do menino. 

Arquivo pessoal

“Quando ele estava em sala de aula fazendo as atividades e passava um helicóptero perto da escola, acabava a atividade. Só existia ele, e o hiperfoco dele na aeronave. Começava a falar disso, das cores, explicar o motor, como faz para funcionar. Percebendo isso, ela teve a ideia”, explica Silvia. 

A educadora entrou em contato com uma construtora da cidade, onde há um heliponto, e explicou que o menino estava dentro do espectro autista e sonhava em passear de helicóptero. Para a surpresa dela, a empresa concordou em levar o menino para conhecer o local e sobrevoar pela cidade. 

Depois, ela conversou com a mãe, que acompanhou o menino nessa aventura. Inicialmente, ele achava que só iria conhecer o local, mas foi surpreendido com o passeio nos ares. “Quando já estava lá, veio o helicóptero. Ele ficou totalmente feliz, muito surpreso. Está fascinado até agora”, diz a mãe. 

Silvia conta que o filho acorda e já corre para rever os vídeos em que foi gravado perto e dentro da aeronave. Ela explica que, desde que a professora passou a trabalhar com Pedro, sentiu o respeito e a inclusão do filho no ambiente escolar. Apesar disso, ela confessa que também ficou surpresa com o gesto tão sensível da educadora. 

“É uma professora maravilhosa. Foi uma surpresa para mim também, foi um gesto muito lindo. Deixou o lado professora, e foi dar vida ao sonho do meu filho. Sou muito grata a ela e a construtora. Eles foram excepcionais”, finaliza.

Arquivo pessoal
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.