Professor da Universidade de Fortaleza fala da importância da pós-graduação

Por #Santaportal em 12/08/2014 às 11:39

SANTOS – A importância da pós-graduação na área jurídica foi o tema de abertura da Semana Jurídica promovida pela Faculdade
de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta) que começou na segunda-feira (11). Até o próximo dia 14, diversos
assuntos ligados a área serão discutidos no evento. Com o tema “Os desafios do ensino do direito no Brasil”, o professor
titular da Universidade de Fortaleza Martonio Mon’Alverne Barreto Lima realizou a primeira palestra.

Dezenas de pessoas participaram da evento de abertura da palestra. Com ênfase em pós-graduação, Martonio apoia encontros sobre o tema e alerta que especialidade dá mais importância as instituições de ensino. “Eu acho importante sim (eventos como este). É necessário que se saiba, principalmente as isntituições como a Unisanta, com as suas excelentes instalções, estarenvolvido no nivel de pós-graduação, mestrado e doutorado. Ela (Unisanta) tem uma vocação para isso, e qualquer instituiçãose requalifica com a existência de programas de pós e stricto sensu”, afirma o pós-doutor pela Joahann Wolfgang Goethe-Universitat Frankfurt AM Main.

Para Martonio, a preocupação com o aprofundamento da área jurídica é necessário para a qualidade do profissional. “Eu creioque o grande desafio da pós-graduação é a necessidade da expansão, com qualidade, do progama de pós nos níveis de mestrado edoutorado. Eu creio que é na pós-graduação que fazemos a pesquisa de nível de excelência, é na pós que se leva o nome daciência brasileira, principalmente a ciência do direito. É também na pós-graduação que sai o melhor da produção acadêmica queinfluenciará também as decisões dos tribunais e na vida concreta de todos nós. O grande desafio é a expansão, nós temos umanecessidade dessa expansão e precisamos consolidar a pesquisa intelectual brasileira”, finaliza o professor.

Na terça-feira, às 19h30, o assunto em pauta será O Princípio da Dignidade da Pessoa do Trabalhador e a Duração Razoável do Processo, a cargo do ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o professor doutor Pedro Paulo TeixeiraManus.No dia seguinte, às 19h30, será abordada A Judicialização do Direito à Saúde, com o procurador da Justiça e secretário doConselho Superior do Ministério Público de São Paulo, o professor doutor Motauri Ciocchetti de Souza.

O encerramento, na quinta-feira, às 9 horas, será feito pela socióloga Marta Elena de Souza Reis, que falará sobre Políticas sobre Drogas no Estado de São Paulo. A palestrante é psicodramalista e especialista em dependência química. Atua comoassessora técnica na Coordenação de Políticas sobre Drogas – Coed e conselheira do Conselho Estadual de Políticas sobreDrogas – Coned.

As palestras acontecem no auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, e no Consistório da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277.Outras informações pelo telefone 3202-7141 ou pelo e-mail nppj@unisanta.br. O evento é aberto ao público.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.