Primeiros resultados de estudo epidemiológico devem sair hoje, anuncia Paulo Alexandre Barbosa

Por #Santaportal em 03/05/2020 às 22:11

SANTOS – Em live em suas redes sociais, Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, disse que devem ser divulgados amanhã os resultados da primeira de quatro etapás do estudo epidemiológico do novo coronavírus na Cidade. Nos nove municípios da Baixada Santista, serão 10 mil pessoas pesquisadas, sendo 2.500 por etapa em toda a região. Em Santos está a maior quantidade por vez (581 testados).

O prefeito também anunciou que nesta semana deverá ficar pronta uma primeira versão do plano de retomada do comércio. “Não adianta esperarmos voltar para daí começar a planejar. Tudo tem que estar pronto. É um documento feito a muitas mãos. Vamos avançar muito”, afirma. Ele também disse que tem feitos várias reuniões com representantes do setor. “Temos que fazer de forma gradual”, emenda.

Sobre o uso obrigatório de máscaras na Cidade, Paulo Alexandre Barbosa lembrou que o maior fiscal da eficência dessa norma é o próprio munícipe. “Quem sai de casa sem máscara e pode compra-la deveria ter vergonha. É importante ter essa consciência coletiva”, advertiu.

O prefeito também demonstrou preocupação com o aumento de 52% para 66% da taxa de ocupação dos leitos de UTIs. “Preocupa porque especialistas indicam um pico da doença e, com isso, aumenta a demanda na rede pública”, justifica.

O deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) participu de parte da live e revelou que apresentou nesta semana um projeto na Assembleia Legislativa de São Paulo ligado às ETECs e ao conserto de respiradores.

“A ideia é formar jovens para consertar esses equipamentos, utilizando-os em aulas, evitando custos com novos equipamentos, salvando vidas e gerando empregos. Espero que seja aprovado”, afirma. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa disse que está sendo preciso até alugar respiradores.

Outros assuntos
Ao responder pergunta de uma internauta, Paulo Alexandre Barbosa disse que o retorno às aulas na rede municipal de ensino será online. As férias escolares, que foram antecipadas, vão até 23 de maio. “Vamos ter todas as plataformas viabilizadas e ter material impresso para quem não tem condição de acesso”, completa. Ainda se discute, porém, se as aulas online serão contabilizadas como dias letivos.

Paulo Alexandre Barbosa também deixou claro que não haverá redução de salário dos funcionários de carreira da Prefeitura. “Trabalhamos para manter os salários em dia. Não atrasamos um dia, mesmo em meio à maior crise dos últimos 80 anos”, afirma.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.